FLISC 2016

FLISC 2016

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!

SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG!
Se está à procura de informações sobre uma turma ou série, observe que há uma página específica para cada ano. Lá você encontra as fotos, os relatos das aulas e os trabalhos realizados pelos alunos nas aulas de Literatura. Há também a opção para assistir vídeos e slides.
Comente os trabalhos e as aulas, tire dúvidas, dê sugestões, faça reclamações, fale sobre os livros que leu ou gostaria de ler... AO FAZER QUALQUER COMENTÁRIO, COLOQUE SEMPRE SEU NOME E TURMA, para podermos identificá-l0. Para postar o seu recado, você terá que escolher um perfil: se já digitou seu nome na mensagem, pode escolher anônimo, pois é mais fácil para enviar. Não esqueça de se tornar um seguidor do blog. Procure ao lado, a seção "Eu também faço parte da canastra" e entre para nossa turma. A cada semana, colocaremos novidades. Fique sempre de olho! Venha sempre nos visitar!

Equipe de Literatura:
Alessandra Faria, Daniele Matheus, Lene, Márcia Freitas e Vanessa Portella.



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Trabalhos do 1º ano em 2010


A partir de hoje os trabalhos realizados pelas turmas em 2010 irão para o arquivo e você poderá vê-los ao acessar, na seção Arquivos, o item  "Trabalhos do 1º ano em 2010".

AINDA   SOBRE  2010....

A CUCA VEM PEGAR
(A Cuca Vem Pegar, Regina Chamlian - ed. Ática)
        UM PERSONAGEM DO NOSSO FOLCLORE REVISITADO NUM CONTO AUTORAL MUITO DIVERTIDO.
        NO INÍCIO, OS ALUNOS FICAM MEIO ASSUSTADOS E DEPOIS, MUITO CURIOSOS PARA OUVIR O FINAL DA CUCA.
        NA CONSTRUÇÃO COM SUCATAS ,CADA GRUPO DA TURMA É RESPONSÁVEL POR UMA PARTE DO BONECO.
        - OLHA SÓ, QUE CUCAS GIGANTESCAS!!!!!

  






Os alunos ouviram A FESTA NO CÉU....
Antes de reconstruir o casco da tartaruga, a festa da 101 foi dançar um forró bem animado!!!!



  

              

Olha só, as tartarugas !!!
Cascos remendados com muitas formas e cores...

Nesta versão, a tartaruga se aproveita da carona do urubu para ir à festa no céu. Ela não esperava ser descoberta, mas na volta, o urubu  a fez despencar e se espatifar no chão.



O primeiro ano chega ao Sítio do Picapau Amarelo!











Nossa última unidade com o primeiro ano é a obra de Monteiro Lobato. Conversamos com as crianças sobre Monteiro Lobato e sua importância para a nossa literatura. Afinal, sem ele não teríamos a Emília espevitada e as tantas aventuras que encantam os leitores brasileiros de várias idades. Para nossa alegria, os alunos já sabem muitas coisas sobre os personagens e escutam com prazer o primeiro capítulo de Reinações de Narizinho. Apresentamos os personagens principais com as descrições feitas pelo narrador. Mostramos também as diferentes ilustrações que a obra de Lobato já teve. Depois disso, as crianças criam seus próprios desenhos dos personagens que mais gostam. Esses são alguns desenhos da turma 104.



RICARDO AZEVEDO EM O CASAMENTO DA ONÇA COM A FILHA DA CUTIA




A MULHER ENJOADA

Na semana passada, o primeiro ano ouviu um conto popular registrado por Monteiro Lobato: A mulher enjoada. Depois da história, as crianças criaram as mulheres enjoadas e seus maridos com massinha. Ficaram ótimas. Vejam só!


E o primeiro ano está aí?

ZIRALDO

Ziraldo Alves (Caratinga, 24 de outubro de 1932) é um cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, escritor, cronista, desenhista e jornalista brasileiro. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e, atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.
O 1°ano está conhecendo um pouquinho da obra literária desse magnífico autor. A coleção Corpim foi o nosso ponto de partida. As crianças brincaram com suas mãos; ouvindo Os dez amigos, conversaram um pouco sobre Pelé e o futebol; ouvindo Pelegrino e Petrônio e foram apresentados a garota de Ipanema; ouvindo Rolim. Os alunos do 1° ano fizeram suas bandeiras do Brasil em grupos e usando bolinhas de papel crepom. Também, brincaram de jogo da memória. As peças desse jogo imitavam os livros do Ziraldo.

Mais fotos das aulas do 1º ano...

  

O BICHINHO DA MAÇÃ
ZIRALDO
Este livro mostra um bichinho irreverente que não permite a destruição de sua casa - a maçã. Um bichinho feliz, com muitos amigos e que gosta de contar anedotas. Ele consegue impedir que um homem coma sua maçã dando um grito. Este indivíduo não percebeu a placa afixada na macieira. Daí, a necessidade de bilhetes avisando para não comer as maçãs. Assim, após a história, cada aluno do 1° ano escreveu um bilhete como se fosse o próprio bichinho e colocou-o na macieira.
 

MAIS MAÇÃS E MUITOS RECADINHOS...

  

CHEGOU O MALUQUINHO!...

  
OUTROS MALUQUINHOS

  




CONHECENDO  O MALUQUINHO
LENE
Eu não imaginava que o filme do MENINO MALUQUINHO fosse fazer tanto sucesso com os alunos do 1°ano.   Mas, foi o que aconteceu, quando eles assistiram o Maluquinho e sua turma brincando de pique, andando de carrinho de rolimã, viajando pra fazenda do vovô, pegando manga, jogando futebol e chorando com a perda de seu ídolo. As crianças se emocionaram e queriam ver novamente, todo aquele sonho...

Peteca rima com...?
Teresa Ventura

As aulas do 1º ano não apresentam muitas novidades para os professores, mas, para as crianças, são oportunidades de viver novas experiências e são sempre divertidas e movimentadas. Nelas aproveitamos para desenhar, recortar, colar, modelar, dançar, desfilar, jogar, encenar, cantar e brincar... com as palavras.
Apresentando o gênero poético como algo lúdico, no qual o poeta – o eu lírico – brinca com o sentido, a forma e a sonoridade das palavras, um poema torna-se um grande brinquedo. Identificar as rimas – sonora e graficamente, inventar outras rimas possíveis, imaginar ou se colocar na situação proposta pelo texto é sempre um atraente desafio para as crianças, além de ser um momento para ampliar a capacidade de análise fonológica, tão necessária nessa etapa escolar.
Poemas como “Quem mora?”, de Maria Mazzetti, musicado pelo grupo Olá, ou “Peteca”, extraído de “Saco de Brinquedos”, um livro delicioso de Carlos Urbim – para ficar só nestes dois exemplos - são oportunidades excelentes de aprendizagem, ampliação de vocabulário e de leitura espontânea.
O poema deve ficar sempre visível, bem grande para que a turma possa acompanhar o percurso de leitura da professora: de cima para baixo, da esquerda para a direita. Os alunos devem ter uma cópia, pois podemos aproveitar esse momento para visualizar letras e palavras, fazer leituras incidentais, comparar, analisar e identificar as palavras que terminam iguais – ou rimam. Conforme o interesse e capacidade da turma, podemos chamar a atenção para a formatação do poema: o título em cima, o nome do autor – que pode ficar abaixo do título ou ao final do texto - em quantas partes se divide, qual delas é a maior e inúmeras outras questões que vão desvendando o código da leitura e da escrita para os nossos pequenos e animados leitores.
Depois de todas essas “brincadeiras” com a turma, dá vontade de desenhar, de criar personagens para morar na casa torta, de cantar mais, de jogar peteca feita com sucata e até vontade de... ouvir outros poemas. Que bom!
As fotos a seguir mostram alguns desses momentos das turmas do 1º ano do Ensino Fundamental da U. E. São Cristóvão I.. Se a professora não tivesse ficado atrás da câmera, ela também apareceria aí se divertindo...

  


LIVROS NOS QUAIS CABEM TUDO!...

Esta aula do 1º ano também foi muito produtiva! Cada turma montou seu próprio livro...

  

2 comentários:

  1. eu adorei as foto des de 2010,2011,1012 adorei mesmo e queria que de 2013 tambem teja
    mylena turma.306

    ResponderExcluir
  2. eu adore todas as foto fiquei a tarde toda vemdo as fotos beijoooooo Mylena turma 306

    ResponderExcluir