Você sabe o motivo dessa alegria no 2º ano?
Você conhece esta história?
Um menino negro que nunca tinha visto um menino branco e um menino branco que nunca tinha visto um menino negro!
O alunos conversaram sobre esta história e disseram que não importa a cor da pele da criança e sim, a amizade, a brincadeira ...
Eles estão celebrando a amizade!
A confecção de uma pulseira de barbante e uma brincadeira de amigo oculto podem fazer a alegria de muita gente!
LENE
|
O sábio da cidade de Arvoredo descobriu o motivo do sumiço dos pássaros! |
Você sabe o motivo dessa alegria no 2º ano?
Você conhece esta história?
Um menino negro que nunca tinha visto um menino branco e um menino branco que nunca tinha visto um menino negro!
O alunos conversaram sobre esta história e disseram que não importa a cor da pele da criança e sim, a amizade, a brincadeira ...
Eles estão celebrando a amizade!
A confecção de uma pulseira de barbante e uma brincadeira de amigo oculto podem fazer a alegria de muita gente!
LENE
|
O sábio da cidade de Arvoredo descobriu o motivo do sumiço dos pássaros! |
Você sabe o motivo dessa alegria no 2º ano?
Você conhece esta história?
Um menino negro que nunca tinha visto um menino branco e um menino branco que nunca tinha visto um menino negro!
O alunos conversaram sobre esta história e disseram que não importa a cor da pele da criança e sim, a amizade, a brincadeira ...
Eles estão celebrando a amizade!
A confecção de uma pulseira de barbante e uma brincadeira de amigo oculto podem fazer a alegria de muita gente!
LENE
|
O sábio da cidade de Arvoredo descobriu o motivo do sumiço dos pássaros! |
Você sabe o motivo dessa alegria no 2º ano?
Você conhece esta história?
Um menino negro que nunca tinha visto um menino branco e um menino branco que nunca tinha visto um menino negro!
O alunos conversaram sobre esta história e disseram que não importa a cor da pele da criança e sim, a amizade, a brincadeira ...
Eles estão celebrando a amizade!
A confecção de uma pulseira de barbante e uma brincadeira de amigo oculto podem fazer a alegria de muita gente!
LENE
|
O sábio da cidade de Arvoredo descobriu o motivo do sumiço dos pássaros! |
Faltava algo muito importante naquela cidade. Depois de descobrir o final, no livro MIL PÁSSAROS PELO CÉU de Ruth Rocha, as crianças curtiram muito fazer a dobradura de um passarinho e os adereços de papel colorido, cortados e colados por eles.
A autora Ruth Rocha |
"Cada borboleta no seu canteiro e cada canteiro uma cor." Assim, começou esta história de Ruth Rocha.
O final desta história é uma lição de vida. Respeitar as diferenças não inclui uma separação e sim, uma união. Quer saber o que aconteceu? Pergunte ao 2°ano!
Que tal brincar um pouquinho? |
postado por LENE/2017
2016
NOSSOS REIS E RAINHAS NEGROS:
T.201:
NOSSO DESFILE DE REIS:
MIL PÁSSAROS PELOS CÉUS
RUTH ROCHA
PRODUZIR
PASSARINHO
TRAZ
FELICIDADE
CONCENTRAÇÃO
SOMENTE DOBRAR, RECORTAR, COLAR...
LENE
ROMEU E JULIETA
RUTH ROCHA
FINALMENTE , TODAS AS BORBOLETAS E FLORES MISTURADAS. SEM A SEPARAÇÃO DE CORES ANTERIOR.
O JARDIM FICOU LINDO!
A CONVERSA FOI MUITO BOA!
RESULTADO...
GENTE FELIZ PRODUZINDO
LENE
EMÍLIAS E VISCONDES ESTÃO ENCANTANDO A NOSSA SALA DE LITERATURA
TURMA 205
TURMA 203
Turmas 202, 204, 206
CASAMENTO DA EMÍLIA E RABICÓ:
PERSONAGENS DE MONTEIRO LOBATO:
T.201
HORA DAS ALIANÇAS:
ENTREGUES PELO PEQUENO POLEGAR:
NOSSO BANQUETE:
RABICÓ QUER DEVORAR O BANQUETE!!
SOCOORRRO!!!
EMÍLIA E NARIZINHO:
EMÍLIA DESMAIA QUANDO PEDRINHO CONTA TODA A VERDADE SOBRE A ARMAÇÃO DE NARIZINHO:
O casamento da Emília e do Rabicó
Uma festa tão importante tinha muitos convidados: os "de mentirinha" e os "de verdade".
Com um grupo tão animado, foram realizados dois casamentos. Além dos noivos, estavam Narizinho, Pedrinho, Visconde, Saci, gatinho e cachorrinha.
Então foram chamados dois padres:
Depois do casamento, todos os convidados fizeram como o Rabicó: não resistiram à mesa de guloseimas.
E já que não tinha casca de laranja para fazer o anel de noivado, os convidados inventaram um anel de biscoito.
NOSSOS PERSONAGENS DE LOBATO:
MARIA EDUARDA - 201
REBECA - 201
YASMIN - 201
BRUNO - 201
CLARISSA - 201
LARISSA - 201
2015
UMA HISTÓRIA MUITO ANTIGA RECONTADA POR: |
GASPAR, EU CAIO
História contada do livro
Sugestão de leitura
Depois em grupos criaram seres esquisitos
NOSSOS SERES ESQUISITOS:
A VELHA A FIAR
Uma Parlenda da Nossa Tradição
" Estava a velha em seu lugar
veio a mosca lhe fazer mal
a mosca na velha e a velha a fiar..."
Assistindo vídeos que contam a história |
Turma 207 |
Turma 201 |
LENE
Depois de imaginarmos o Reino das Águas Claras, os alunos fizeram belas ilustrações:
NOSSAS EMÍLIAS:
COM O SÁBIO PERSONAGEM VISCONDE,
NOSSO BONECO ARTICULADO:
T.205:
O 2º ANO ESTÁ "LENDO" REINAÇÕES DE NARIZINHO
DO AUTOR MONTEIRO LOBATO
VEJAM OS FAMOSOS PERSONAGENS QUE ILUSTRAMOS:
NARIZINHO
RABICÓ
EMÍLIA
NARIZINHO
MAIS UM ANO SE FOI... ADEUS 2014...
Muita disposição e criatividade no encerramento do 2º ano. Histórias em que o personagem principal é afrodescendente, histórias populares e Contos de Fadas.
A velha a fiar
Gaspar, eu caio...
OS SETE NOVELOS
O livro OS SETE
NOVELOS de Angela Shelf é uma das
atividades que realizamos com o 2º ano, num grupo de histórias em que o
protagonista é afro-descendente.
Antes de contar a história conversamos na rodinha sobre o
motivo da escrita do livro segundo a autora, um feriado que acontece nos
Estados Unidos onde, principalmente, o costume da colheita em família e os
princípios regentes são lembrados como conta sua ancestralidade. Também,
informamos de onde vem a história – país de Gana e quem são os personagens – o
povo Axânti.
Só então, depois deste diálogo com as crianças é que
contamos a primeira parte da história. O livro tem várias páginas, uma riqueza
de diálogos entre os irmãos e ilustrações que merecem um olhar especial. Por
isso, achamos que para o 2º ano esta divisão da história em dois dias seria
mais apropriada.
Essa primeira parte acaba quando os irmãos recebem o
desafio do pai falecido, de transformarem novelos de lã de variadas cores em
ouro, para merecerem a herança. Nesse momento, sem saber o final, outro diálogo
é estabelecido com os alunos. Será que eles vão conseguir? Quais as condições
para a obtenção do sucesso? Como vocês acham que eles resolveram essa tarefa?
As
respostas não são dadas neste dia, passamos então para a exploração dos slides.
Neste reproduzimos a localização do país, bandeira, imagens do lugar, habitantes,
costumes e as primeiras ilustrações do livro correspondentes à primeira parte
contada.
Na
outra semana, contamos a segunda e última parte, conversamos sobre o final e
explicamos a atividade dos grupos de 4 ou 5 alunos, já pré estabelecidos antes
da história.
Informamos que eles representaram os irmãos Axânti mesmo
que em número inferior ao da história. Eles não podem brigar como era desejo do
pai na história e precisam em grupo realizar uma produção. Cada novelo da
história será representado por uma folha de colorset da cor correspondente do
novelo. Eles precisam recortá-las para produzir “alguma coisa” que seja
decidida por todos. Será que vocês conseguem?
Finalmente
receberam uma cartolina onde colaram o produto final do grupo. Eles mostraram muita criatividade,
muita qualidade nos diálogos do grupo e o resultado geral foi muito satisfatórios.
LENEA FANTÁSTICA MÁQUINA DOS BICHOS
RUTH ROCHA
COMO ACONTECEU NA HISTÓRIA, AS CRIANÇAS MISTURARAM BICHOS E NOMES ESTRANHOS SURGIRAM...
NO MUNDO ENCANTADO DE MONTEIRO LOBATO
Uma pequena apresentação sobre a vida política e, em família, do "pai da literatura infantil brasileira"
Conversamos sobre a infância de Monteiro Lobato vivida na fazenda do avô, na época da escravidão. E, principalmente, falamos de seus personagens encantados do SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.
Cada personagem criado por ele foi caracterizado e vários episódios das Reinações de Narizinho foram ouvidos, atentamente, pelo 2º ano. Emília, Narizinho , Pedrinho, Visconde, D. Benta, Tia Nastácia e Rabicó divertiram os alunos. A viagem de Narizinho e Emília ao Reino das Águas Claras, A Pílula Falante, A Chegada de Pedrinho, O Nascimento do Visconde, O Pedido de Casamento, O Noivado e Casamento da Emília e, finalmente O Casamento da Narizinho foram aventuras lidas e/ou contadas neste início.
Um jogo de imaginação para a construção do Reino das Águas Claras,
algumas músicas dos personagens, os desenhos, os bonecos articulados da
Emília e do Visconde, a dramatização e assistir ao DVD foram passos
entusiasmados dessas crianças.
Não vamos parar aqui, pois muita fantasia e países imaginários virão...
Viva Monteiro Lobato!
LENE
APÓS A LEITURA DE "REINAÇÕES DE NARIZINHO",
OS ALUNOS FIZERAM A EMÍLIA, A BONECA ARTICULADA:
Turma 201:
Turma 203:
ENCERRAMOS O ANO DE 2013...
NO 2º ANO, COM OS CONTOS DE FADAS.PRA INICIAR ESSE CAMINHO ELES OUVIRAM SÍLVIO ROMERO RECONTANDO MARIA BORRALHEIRA
DEPOIS, AS FADAS E O PRÍNCIPE-RÃ.
NOSSOS LINDOS PANÔS:
NOSSA BOTIJA:
FELIZES COM AS MEDALHINHAS QUE ENCONTRAMOS NA BOTIJA:
TURMA 201
REIS E RAINHAS AFRICANOS:
Reis negros e rainhas negras
turmas 202 e 210
"O MUNDO DAS MARAVILHAS É VELHÍSSIMO. COMEÇOU A EXISTIR QUANDO NASCEU A PRIMEIRA CRIANÇA E HÁ DE EXISTIR ENQUANTO HOUVER UM VELHO SOBRE A TERRA."
PARA IR ATÉ LÁ, BASTA TER MUITA IMAGINAÇÃO...
VALE A PENA CONFERIR NOSSOS MAPAS!
VISCONDE
NO MOMENTO DA MONTAGEM...
NÃO FOI FÁCIL!
ROLOU MUITA COOPERAÇÃO!!!
PARABÉNS 2º ANO
ELES QUERIAM FAZER TODOS OS PERSONAGENS DO MONTEIRO LOBATO...
FAZENDO A EMÍLIA...
NOSSAS EMÍLIAS!
NO REINO DAS ÁGUAS CLARAS
Jogo de Imaginação
IH! OLHA LÁ...
NARIZINHO, EMÍLIA, PEDRINHO, VISCONDE E RABICÓ VISITAM O PRÍNCIPE ESCAMADO. A BONECA COMEÇA A FALAR. O PRÍNCIPE FICA APAIXONADO PELA MENINA DO NARIZ ARREBITADO. EMÍLIA ACEITA CASAR COM O PORQUINHO. NARIZINHO RECEBE UM PEDIDO DE CASAMENTO...
2012
A velha a fiar
A turma 204 aparece nas fotos abaixo com as colagens que criaram para representar os personagens que aparecem na música " A velha a fiar" . Quem quiser conhecer, procure na nossa página de vídeos. É muito legal!
Folclore no 2o. ano!
Além de ouvir histórias populares sobre personagens do folclore brasileiro os alunos do segundo ano se reuniram em grupo para criar cartazes sobre diferentes criaturas. Ficaram ótimos!
Os alunos da turma 202 estão concentrados nos grupos que devem apresentar aos colegas esqueletos assombrosos montados por eles. Aguardem os próximos trabalhos!
MONSTRENGOS DA TURMA 203
TRABALHAR EM GRUPO NÃO É UMA TAREFA MUITO FÁCIL. MAS É UM EXERCÍCIO PARA TODA VIDA. AS TURMAS DE 2º ANO TAMBÉM ESTÃO EXPERIMENTANDO ALGUNS JOGOS COOPERATIVOS.
A ÁFRICA NO 2º ANO
Kofi e o Menino de Fogo
livro de Ney Lopes
OUVIRAM SOBRE UMA HISTÓRIA DE AMIZADE...
DEPOIS, CONFECCIONARAM CORDÕES DE BARBANTE E MACARRÕES COLORIDOS PARA PRESENTEAR...
OS SETE NOVELOS
UMA HISTÓRIA DE UNIÃO...
À BUSCA DE UM OBJETIVO COMUM...
FINALMENTE, OS ALUNOS COOPERANDO PARA CONSEGUIR REALIZAR UMA PROPOSTA...
MACACOTE E PORCO PANÇA
RUTH ROCHA
DOM QUIXOTE E SANCHO PANÇA
TURMA 203
CONSTRUIR UMA ARMADURA COM RECORTE DE IMAGENS DE REVISTAS FOI A PROPOSTA DA AULA.
Ruth Rocha conta e encanta!
A turma 204 também criou o seu mapa do Mundo das Maravilhas. Vejam que beleza!
O país das Mil e uma Noites foi criado por esse grupo!
Todos planejaram bem o trabalho! Ficou uma beleza!
As sereias foram feitas com capricho!
Esses são os artistas que criaram o mapa do Sítio do Picapau Amarelo
Mais peixes e sereias pra enfeitar o mapa! O
grupo de meninos que está sentado atrás criou a Terra do Nunca com os meninos perdidos e Peter Pan.
VISCONDE DE SABUGOSA
A TURMA 203 ADOROU!!!!!
UM PERSONAGEM SÁBIO FEITO POR PEDRINHO
COM UMA ESPIGA DE MILHO
ELE LEU TODOS OS LIVROS DE D. BENTA
CONFUNDIDO POR EMÍLIA COM UM "RATO DE BIBLIOTECA"!!!!
REINAÇÕES DE NARIZINHO
As reinações do segundo ano curtindo as aventuras de Pedrinho e Narizinho no Sítio do Picapau Amarelo.
Este é o mural das Emílias!
O segundo ano está se divertindo com Monteiro Lobato e montando belos murais! Vejam a turma 202 festejando depois de terminar o Mapa do Mundo das Maravilhas, uma das aventuras de Pedrinho e Lúcia em Reinações de Narizinho.
KOFI E O MENINO DE FOGO
Ney Lopes
Nesta história, as diferenças são tratadas com muita naturalidade.
Kofi descobre que a pele do menino não "pega fogo", e este, por sua vez, descobre que da pele de Kofi não "sai tinta". Então, os dois ficam amigos...
Que tal, presentear um amigo? E se for feito por você?
LENE
história recontada por Joel Rufino
Para ganhar uma medalhinha da sorte o 2º ano precisava fazer por merecer. E fizeram: os alunos da 201 precisavam pensar em fazer coisas boas para a turma e a turma 203 estava preocupada com o nosso Planeta.
Olha só, que trabalhos legais!
LENE
As turmas 204 e 208 fizeram um belo trabalho após a história Kofi e o menino de fogo de Ney Lopes. A história nos fala de Kofi, um menino que vivia em uma aldeia com sua família em Gana, na África, no tempo em que Gana ainda era colônia da Inglaterra. O narrador fala do primeiro contato que Kofi teve com um grupo de brancos,turistas europeus que foram visitar sua aldeia. Pela história sabemos que o estranhamento e o medo diante da nova situação não eram só da parte de Kofi, que pensava que se tocasse aquelas pessoas, ficaria queimado. Havia um menino branco que parecia tão assustado quanto Kofi. Por fim, os dois tomaram coragem e se aproximaram: Kofi descobriu que o a pele do menino branco não queimava e o menino ficou sabendo que Kofi não estava pintado de preto.
Essa história nos ajuda a pensar nas diferenças culturais, religiosas, geográficas que estão aí para desafiar o homem. Diante delas, o medo e o estranhamento são naturais, mas o que fazer a partir daí? Conhecer o outro e respeitar as diferenças é uma opção que podemos colocar em prática.
Nossa proposta aos alunos foi que cada um escolhesse um colega da turma,que poderia ser seu melhor amigo ou, de preferência, alguém com quem eles naõ tivessem muito contato. Com os materiais apresentados eles deveriam criar e oferecer um colar a este colega. A proposta desta aula é que todos fariam e receberiam um presente de outro colega. Dar e receber é uma brincadeira que ensaia outras possíveis trocas: de saberes, de compreensão e de respeito ao outro.
MACACOTE E PORCO PANÇA
RUTH ROCHA
LENE
OFICINA DE LITERATURA PARA OS PAIS - MAIS UMA ATIVIDADE DA CIRANDA CULTURAL
Hoje tivemos uma oficina na sala de Literatura para os pais das turmas 102 e 208. Estiveram presentes a Liana, Antônia e Jaqueline da turma 208, responsáveis por Lívia, Raquel e Vítor. Da turma 102, veio a mãe da Gabriela. Elas ouviram uma história da Ruth Rocha " Macacote e Porco Pança" e fizeram a mesma atividade das crianças do segundo ano. Vejam as fotos
DUNGA TARA SINHERÊ - VIVA O NOSSO REI!
Com o livro O amigo do rei, também da Ruth Rocha, os alunos do 2º ano vão sendo introduzidos em outra temática: os contos afro-brasileiros. Esse texto trata das aventuras de um menino escravo, Matias, e seu pequeno senhor. Matias nem sempre foi escravo. Na África era filho de um rei e se prepara para um dia se tornar também um rei. A mudança forçada de continente não altera o destino do personagem. Matias foge, encontra seu povo e se torna rei e um grande guerreiro que luta pelo fim da escravidão. Seu antigo senhor cresce e apoia a abolição. Com o texto de Ruth Rocha, os alunos tomam contato com um outro tempo (o da escravidão) e com outras culturas ( a africana, ainda que deslocada de seu espaço de origem e a brasileira, naquele momento histórico). Em geral, os alunos ficam muito mobilizados com as novidades e boas conversas surgem a partir desta história. Pela idade que têm, esta é a primeira vez que as crianças conversam sobre a questão da escravidão no Brasil e suas consequências em nossa história.
Nos trabalhos a seguir, eles desenham um rei ou rainha africanos, diferentes dos personagens que estão acostumados a ver nos livros e filmes sobre contos de fadas... Para algumas crianças, é um grande desafio, uma vez que as imagens que nos chegam com mais frequência são de reis e rainhas brancas. É preciso muita imaginação e disposição para criar novas imagens!
Trabalhos selecionados entre todas as turmas do 2º ano/2011
Postado em 05/08/2011, por Teresa.
O REIZINHO MANDÃO
Vejam só os finais que os alunos da turma 208 deram à história do Reizinho Mandão, de Ruth Rocha!
As crianças ouviram a história e, antes de conhecer a continuação que é " Sapo vira rei vira sapo", criaram finais contando o que poderia ter acontecido com ele quando o povo voltou a falar.
A FANTÁSTICA MÁQUINA DOS BICHOS
(Ruth Rocha)
O 2º ano continua conhecendo as obras da autora Ruth Rocha e, assim sendo, depois de Macacote e Porco Pança, foi a vez de A fantástica máquina dos bichos, que propõe uma continuação para os personagens do primeiro livro: não é que os filhos de Macacote e Porco Pança cresceram atrapalhados como os pais? Que confusão aprontaram com os bichos da floresta!
Os alunos também entraram nessa aventura, criando, com massa de modelar, mais bichos misturados...
O QUE O 2°ANO FEZ NESSE MURAL?
TERESINHA E GABRIELA É UMA HISTÓRIA DE RUTH ROCHA. NESTA AVENTURA, DUAS MENINAS DESCOBREM QUE PODEM SER AMIGAS, MESMO SENDO DIFERENTES...
ENTÃO, OS ALUNOS APROVEITARAM PARA SABER QUASE TUDO DO AMIGO QUE ESCOLHEU. REGISTRARAM O RETRATO DO AMIGO E AS PREFERÊNCIAS DELE...
As turmas do 2º ano aproveitaram bastante as "viagens" para o Sítio do Picapau Amarelo...
Com o livro Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, os alunos puderam se imaginar no Reino das Águas Claras e no Mundo das Maravilhas. Foram ao casamento da Emília com o Rabicó e, depois, ao de Narizinho com o Príncipe Escamado. O pó de pirlimpimpim ajudou a desvendar segredos do Sítio do Picapau Amarelo, do País das Fábulas, Terra do Nunca, Ilha da Branca de Neve e outros territórios daquele mundo fantástico.
Ao final de tantas aventuras, as crianças puderam relaxar assistindo ao DVD "Reino das Águas Claras". Até Emília apareceu nessa hora! Vejam só!
Turma 206 |
Olhem o Príncipe Escamado no telão!
Emília! Você não sossega...
Postado por Teresa, em 30/03/2011.
TURMA 203
O MUNDO DAS MARAVILHAS
Quando a Turma do Sítio descobre o pó de pirlimpimpim, inicia uma série de viagens fantásticas. A primeira delas está no livro Reinações de Narizinho (volume 2). Com ajuda do amigo Peninha, Narizinho, Emília, Pedrinho e Visconde vão ao País das Fábulas, no Mundo das Maravilhas. Aliás, o Peninha tinha o mapa dessas terras: uma coisa muito especial! As turmas do 2º ano quiseram ter uma mapa igual! Todos trabalharam bastante, mas valeu a pena. Os mapas ficaram lindos!
TURMA 201
Em 31/03/2011.
Que bom que trocas felizes e enriquecedoras como esta acontecem em nossa escola!
ResponderExcluirSim, e esperamos que cada vez mais elas se ampliem!
ResponderExcluirVocê é sempre bem-vinda! Venha sempre ver as novidades, Neila!
Gostaria de parabenizar a equipe pela iniciativa!!! Amei!!! O CP2 tem que divulgar o seu trabalho de excelência e a internet deve ser o meio utilizado para isso. Estou muito feliz, porque mesmo distante posso apreciar o trabalho de vocês! Sucesso para toda a Equipe e mil beijos para a Turma 206! Saudades... Professora Elena - Unidade Realengo I
ResponderExcluirSaudades também, Elena!
ResponderExcluirObrigada e contamos com a sua ajuda e participação para divulgar o blog.
Pode deixar que darei os mil beijos que você mandou para a 206 e acrescentarei um meu...
Um forte abraço e apareça por aqui, ok!
Gente, está muito bacana o blog!!! Parabéns a toda a equipe!!! Adorei as fotos!!! Marta (Sala de Leitura Casa das Histórias)
ResponderExcluirParabéns a equipe pelo lindo trabalho.
ResponderExcluirToda vez que vejo fico encantada!
Teresa, obrigada por proporcionar todo esse conhecimento aos nossos filhos.
Com carinho,
Alice Fabro Pitanga
Adoreii o Blog,parabéns !!
ResponderExcluirQue Deus ilumine vocês para que possam continuar com esse trabalho lindo !
Rafaelle também achei lindo mais também ta muito legal
Excluirnos achamos muito legal e bonito e espesial bejos rafaella e alexandre da t:302
ResponderExcluirnos achamos muinto legal ebonito e interessante o seu blog do pedro|| de S.Cristovon bejos rafaella e alexandre da t:302
ResponderExcluireu adorei conhecer o plog do colegio pedro|| bejos Rafaella da turma302 do coléjio pedro|| de s.cristovao bejos Rafaella.
ResponderExcluirAdorei as fotos da minha antiga turma 206 e tomare que em 2012 o 3° ano tire muitas fotos.
ResponderExcluirTia Teresa mais só teve 1 erro porque a 3 foto não era a turma 202 era a minha antiga turm 206
ResponderExcluirNÓS GOSTAMOS DE VER AS FOTOS DO 1º ,2ºE 3º ANOS
ResponderExcluirCAIO HENRIQUE E MARINA T: 306
Eu adorei as fotos do clube do livro.
ResponderExcluirMylena turma 306
Tia Teresa gosto muito dos livros q vc conta.muitios graças.
ResponderExcluirParabéns pelo belíssimo trabalho realizado, Guilherme da turma 202 AMOU!!! E estava ansioso para que todos vissem, colocamos no Facebook e divulgamos.
ResponderExcluireu ana clara e a julia r.turma 202 amanmos muito a aula da maria julia
ResponderExcluirobrigado
ResponderExcluireu adorei as fotos. 202
ResponderExcluireu gostei muito do blog eu sou da truma 202
ResponderExcluirBARABENS 202 VOCES ESTAO OTIMOS FALA PARA A TIA RENATA
ResponderExcluirturma 202 nós pesquisamos e queremos comcigir
ResponderExcluiroi tudo bem ? meu nome é ana clara 202 eu amo o colégio eu gosto muito da aula de literatura amo voces
ResponderExcluirbeijos ana clara
Parabens ao Pedro II e em especial a Tia Julia por este trabalho tão lindo. Obrigada também por tratar nossas crianças com tanto amor, carinho e dedicação. Me chamo Flávia e sou mãe do André Ricardo da turma 202.
ResponderExcluirParabens a toda equipe pelo belíssimo trabalho!!!Muito legal poder acompanhar os trabalhos que são feitos em sala de aula com tanta harmonia!!Meu nome é Cleo, mãe do Lucas Gabriel da turma 204!!!! BJSSS
ResponderExcluirOlá! Antes de mais nada, parabéns pela iniciativa. Sinto falta de fotos e/ou comentários da turma 205/1º Turno...
ResponderExcluirAdorei o Blog !! Muito legal Abçs e Bjs Mãe do João Matheus da turma 204
ResponderExcluirOI MEU NOME E ANDRE EU SOU ALUNO DA 202 MINHA PROFESORA A TIA JULIA DE LITERATURA QUEN FES ESSE BLOCG PARABES E ATE LOGU.
ResponderExcluir