FLISC 2016

FLISC 2016

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!

SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG!
Se está à procura de informações sobre uma turma ou série, observe que há uma página específica para cada ano. Lá você encontra as fotos, os relatos das aulas e os trabalhos realizados pelos alunos nas aulas de Literatura. Há também a opção para assistir vídeos e slides.
Comente os trabalhos e as aulas, tire dúvidas, dê sugestões, faça reclamações, fale sobre os livros que leu ou gostaria de ler... AO FAZER QUALQUER COMENTÁRIO, COLOQUE SEMPRE SEU NOME E TURMA, para podermos identificá-l0. Para postar o seu recado, você terá que escolher um perfil: se já digitou seu nome na mensagem, pode escolher anônimo, pois é mais fácil para enviar. Não esqueça de se tornar um seguidor do blog. Procure ao lado, a seção "Eu também faço parte da canastra" e entre para nossa turma. A cada semana, colocaremos novidades. Fique sempre de olho! Venha sempre nos visitar!

Equipe de Literatura:
Alessandra Faria, Daniele Matheus, Lene, Márcia Freitas e Vanessa Portella.



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Trabalhos do 4º ano em 2010


------  OLÁ!
     Estamos dando uma organizada no blog, para encontrar mais facilmente o que queremos. Assim, os trabalhos feitos pelas turmas do 4º ano em 2010 estão indo para os Arquivos do Blog. Você encontra o nosso arquivo do lado direito desta página, abaixo das sugestões de livros dos nossos autores preferidos. Procure lá e veja os trabalhos do ano passado no momento em que a saudade apertar!


---------------------------------------------------
RELATOS DAS AULAS DO 4º ANO DE 2010


Dois textos de Ana Maria Machado








Apresentamos aos alunos dois textos de Ana Maria Machado: " De fora da arca" e "Procura-se lobo." No primeiro, o narrador nos recorda a história do dilúvio e de Noé, que com sua arca consegue salvar todas as espécies de animais que existiam. Bem, nem todas! Alguns seres mitológicos não foram incluídos na arca e desapareceram. A cada noite, um dos familiares de Noé falava de um destes seres desaparecidos. Assim, de A a Z, com um "desaparecido" por letra, o texto nos apresentavários seres imaginários. Duas edições trazem ainda o auxílio de dois artistas que oferecem diferentes imagens para cada personagem.
Os alunos se reuniram em grupo e criaram outros personagens fantásticos, misturando dois dos seres apresentados no texto. Depois fizeram um pequeno texto de apresentação. Vejam algumas das criações.
Em " Procura-se lobo", uma empresa põe um anúncio nos classificados de jornal oferecendo emprego para lobos. Quem respondeu a carta foram os lobos das histórias conhecidas pelas crianças. Propusemos aos alunos que criassem cartas respostas no mesmo estilo que os lobos enviaram à empresa. E se procurássemos bruxas, vilões, fadas... que personagens responderiam? Cada grupo criou uma carta. Vejam alguns dos resultados acima

  





OS ALUNOS ESCREVEM HISTÓRIAS DE 
MEDO
E A HISTÓRIA TERMINOU ASSIM...

          QUANDO SE CANSARAM, O ESPÍRITO DO MORTO APARECEU FALANDO:
          - SAIAM DA MINHA CASA!  HÁ ! HÁ!  HÁ!  HÁ!
          E TODOS SAÍRAM PELA JANELA GRITANDO:
          - BUÁÁÁÁ!  NUNCA MAIS VOLTAREMOS NESTA CASA!!!!

                                                       GABRIEL SPIEVAK, LUCAS SERRA E PEDRO
                                                                                   TURMA  407 



E A HISTÓRIA TERMINOU ASSIM...
    PASSARAM A NOITE INTEIRA ACORDADOS E NÃO OUVIRAM NADA.
           AO AMANHECER, ELES BATERAM NO SEU PARENTE, DIZENDO QUE ELE ERA UM MENTIROSO.
            QUANDO O VIAJANTE VOLTOU À CASA, A VOZ DISSE:
             -  EU NÃO DISSE QUE VOCÊ IA SOFRER!


JOÃO, JULIA, MARIA E  MATEUS
    TURMA  407                            











Ilustrações para textos de terror.
As turmas de quarto ano estão ouvindo histórias de terror. Um dos contos escolhidos foi "O gato preto", de Edgar Allan Poe, um clássico que faz sucesso entre os nossos alunos. Após ler o conto, conversei com os alunos da turma 408 sobre os elementos que aumentavam a tensão no texto. O narrador oferece ao leitor/ouvinte imagens e situações que ajudam a prever que um fim terrível vai acontecer. A proposta da aula foi retomar as partes que ajudam a criar esta tensão e criar imagens próprias para o texto. Conversamos sobre as cores e sobre os elementos que deveriam fazer parte de cada ilustração.
  



HERÓIS, BALÕES, ONOMATOPEIAS, QUADRINHOS: QUE AVENTURA!

O primeiro péríodo de aulas do 4º ano foi dedicado às histórias em quadrinhos. Para iniciarmos o trabalho, utilizamos vários livros do Ziraldo - Uma historinha sem 1 sentido, H - nosso herói - nos quais analisávamos as ilustrações desse autor/ilustrador. Foram aulas muito divertidas, pois, ao final das histórias, alunos e professoras manipulavam objetos inusitados (mamadeiras, meias chulezentas, perucas coloridas, óculos, cintos, collants, colares, aneis, etc) e com eles se caracterizavam, criando novos heróis ou heroínas.
Então, partimos para a confecção de cartazes com os personagens criados. Cuidados com o aspecto visual de um cartaz - tamanho e tipo das letras, bordas, acabamento dos desenhos, descrição dos personagens - foram tratados nesse momento. Ao final desse trabalho, os alunos, divididos em grupos, deveriam apresentar os heróis ou heroínas para a turma e fixar os cartazes no mural.
A próxima etapa consistia em analisar o gênero das H.Q.'s (Histórias em quadrinhos) propriamente dito: onomatopéias, ícones, tipos de balões, expressões faciais e outros recursos utilizados pelos ilustradores para melhor explicitar a mensagem e que são importantíssimos num texto em quadrinhos. Pequenas dramatizações e elaboração de sequências de dois ou três quadrinhos para que as crianças experimentassem esses recursos foram realizadas nessa fase.
Finalmente, chegamos à elaboração de H.Q's. Fazer um planejamento prévio, definindo personagens, cenários, criando um roteiro e pensando nos recursos a serem utilizados em cada quadrinho não foi muito fácil. Exigiu bastante tempo e elaboração. Perceber que não se podia recorrer a um narrador, que tudo tinha que ficar explicitado através das falas dos personagens e das ilustrações foi um exercício árduo, nem sempre divertido e muitas vezes não finalizado a contento.
Terminadas as H.Q´s, elaboradas individualmente ou em grupo, tudo foi organizado em forma de revista, tendo sido as capas também elaboradas pelas turmas.
Certamente,´este foi um trabalho que exigiu bastante de alunos e professoras. Para estas, ficou o desejo de aprimorar essa sequência de aulas, definindo mais estratégias para facilitar o trabalho. Para aqueles, além dos belos cartazes, ficaram as maravilhosas revistas que conseguimos organizar ao final de tudo.
Parabéns, 4º ano! O desafio era grande e vocês conseguiram!


  

OS QUADRINHOS DA TURMA 407
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário