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Blog da Equipe de Literatura da Unidade São Cristóvão I do Colégio Pedro II - Rio de Janeiro
FLISC 2016
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Se está à procura de informações sobre uma turma ou série, observe que há uma página específica para cada ano. Lá você encontra as fotos, os relatos das aulas e os trabalhos realizados pelos alunos nas aulas de Literatura. Há também a opção para assistir vídeos e slides.
Comente os trabalhos e as aulas, tire dúvidas, dê sugestões, faça reclamações, fale sobre os livros que leu ou gostaria de ler... AO FAZER QUALQUER COMENTÁRIO, COLOQUE SEMPRE SEU NOME E TURMA, para podermos identificá-l0. Para postar o seu recado, você terá que escolher um perfil: se já digitou seu nome na mensagem, pode escolher anônimo, pois é mais fácil para enviar. Não esqueça de se tornar um seguidor do blog. Procure ao lado, a seção "Eu também faço parte da canastra" e entre para nossa turma. A cada semana, colocaremos novidades. Fique sempre de olho! Venha sempre nos visitar!
Equipe de Literatura:
Alessandra Faria, Daniele Matheus, Lene, Márcia Freitas e Vanessa Portella.
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Equipe de Literatura:
Alessandra Faria, Daniele Matheus, Lene, Márcia Freitas e Vanessa Portella.
terça-feira, 8 de março de 2011
segunda-feira, 7 de março de 2011
O que temos na canastra?
Na última reunião de pais, alguns nos perguntaram que livros utilizávamos em nossas aulas. Decidimos, então, divulgar pelo blog, quais são os autores e textos que mais apresentamos aos alunos. Começamos por Sylvia Orthof, Ana Maria Machado e Ruth Rocha. Nas próximas semanas, outros autores comparecerão. Nosso querido Monteiro Lobato, no meio de recentes polêmicas carnavalescas, será um dos próximos convidados, já que continua sendo um sucesso entre as crianças. Alô, crianças! Que tal participar, sugerindo livros e autores escolhidos por vocês?
sábado, 5 de março de 2011
Livros, um caso de amor.
LIVRO – eu te lendo
“Eu tinha sete anos quando ganhei de presente um livro do Monteiro Lobato chamado Reinações de Narizinho. Um livro grosso assim. Só de olhar pra ele eu me senti exausta. Dei um dos muito obrigada mais sem convicção da minha vida, sumi com o livro num canto do armário, e voltei pras minhas histórias em quadrinhos. (...)
E aí o meu tio, que tinha me dado Reinações de Narizinho (e que era um tio que eu adorava), chegou lá em casa e quis saber, então? gostou do livro? Eu fiz uma cara meio vaga.
Passados uns tempos ele me cobrou outra vez, como é? já leu? Não tinha outro jeito: tirei o livro do armário, tirei a poeira do livro, tirei a coragem não sei de onde, e comecei a ler: "Numa casinha branca, lá no sítio do Picapau Amarelo ... " E quando cheguei no fim do livro eu comecei tudo de novo, numa casinha hranca lá no sítio do Picapau Amarelo, e fui indo toda a vida outra vez, voltando atrás num capítulo, revisitando outro, lendo de trás pra frente, e aquela gente toda do sítio do Picapau Amarelo começou a virar a minha gente. Muito especialmente uma boneca de pano chamada Emília, que fazia e dizia tudo que vinha na cabeça dela. A Emília me deslumbrava! nossa, como é que ela teve coragem de dizer isso? ah, eu vou fazer isso também!
Mas longe de imaginar que eu estava vivendo o meu primeiro caso de amor.
Lá em casa eles me viam tão entregue a esse livro, tão quieta num canto, só eu e o livro, que eles me deram, correndo, uma porção de Lobatos. Eu li; eu experimentei eles todos; eu curti. Mas Reinações de Narizinho tinha me dado um prazer tão intenso, que era pra ele que eu voltava sempre ao longo da minha infância. “
Lygia Bojunga Nunes
Nossas turmas estão começando um novo ano letivo. De todos os livros que apresentamos aos alunos ao longo das aulas de Literatura, esperamos que cada criança escolha aqueles que serão alvo de seu interesse ou procura na sala de leitura: algumas histórias encantarão, outras se tornarão casos de amor como conta a escritora Lygia Bojunga. A cada ano partilhamos do entusiasmo das crianças ao entrar em nossa sala de aula, dispostas a ouvir mais uma história e conhecer um novo autor.
Ler não é uma atividade que surge espontaneamente, precisa de estímulo e de persistência. Pode ser uma atividade agradável, e não obrigatória, se envolver amigos, familiares... Por isso, gostaríamos de sugerir aos responsáveis que conversassem com seus filhos sobre os seus livros prediletos. Que tal viver uma nova experiência? Assim como os pais lêem para os filhos, os filhos também poderiam ler ou contar histórias para seus pais...
E aí talvez fosse possível que pais e filhos juntos vivessem a emoção dos primeiros livros lidos. Como diz Lygia Bojunga, ler pode ser um caso de amor
“Eu tinha sete anos quando ganhei de presente um livro do Monteiro Lobato chamado Reinações de Narizinho. Um livro grosso assim. Só de olhar pra ele eu me senti exausta. Dei um dos muito obrigada mais sem convicção da minha vida, sumi com o livro num canto do armário, e voltei pras minhas histórias em quadrinhos. (...)
E aí o meu tio, que tinha me dado Reinações de Narizinho (e que era um tio que eu adorava), chegou lá em casa e quis saber, então? gostou do livro? Eu fiz uma cara meio vaga.
Passados uns tempos ele me cobrou outra vez, como é? já leu? Não tinha outro jeito: tirei o livro do armário, tirei a poeira do livro, tirei a coragem não sei de onde, e comecei a ler: "Numa casinha branca, lá no sítio do Picapau Amarelo ... " E quando cheguei no fim do livro eu comecei tudo de novo, numa casinha hranca lá no sítio do Picapau Amarelo, e fui indo toda a vida outra vez, voltando atrás num capítulo, revisitando outro, lendo de trás pra frente, e aquela gente toda do sítio do Picapau Amarelo começou a virar a minha gente. Muito especialmente uma boneca de pano chamada Emília, que fazia e dizia tudo que vinha na cabeça dela. A Emília me deslumbrava! nossa, como é que ela teve coragem de dizer isso? ah, eu vou fazer isso também!
Mas longe de imaginar que eu estava vivendo o meu primeiro caso de amor.
Lá em casa eles me viam tão entregue a esse livro, tão quieta num canto, só eu e o livro, que eles me deram, correndo, uma porção de Lobatos. Eu li; eu experimentei eles todos; eu curti. Mas Reinações de Narizinho tinha me dado um prazer tão intenso, que era pra ele que eu voltava sempre ao longo da minha infância. “
Lygia Bojunga Nunes
Nossas turmas estão começando um novo ano letivo. De todos os livros que apresentamos aos alunos ao longo das aulas de Literatura, esperamos que cada criança escolha aqueles que serão alvo de seu interesse ou procura na sala de leitura: algumas histórias encantarão, outras se tornarão casos de amor como conta a escritora Lygia Bojunga. A cada ano partilhamos do entusiasmo das crianças ao entrar em nossa sala de aula, dispostas a ouvir mais uma história e conhecer um novo autor.
Ler não é uma atividade que surge espontaneamente, precisa de estímulo e de persistência. Pode ser uma atividade agradável, e não obrigatória, se envolver amigos, familiares... Por isso, gostaríamos de sugerir aos responsáveis que conversassem com seus filhos sobre os seus livros prediletos. Que tal viver uma nova experiência? Assim como os pais lêem para os filhos, os filhos também poderiam ler ou contar histórias para seus pais...
E aí talvez fosse possível que pais e filhos juntos vivessem a emoção dos primeiros livros lidos. Como diz Lygia Bojunga, ler pode ser um caso de amor
Vídeo da turma 202- A velha a fiar
Este foi o trabalho que a atual turma 302 fez a partir do filme de Humberto Mauro "A velha a fiar."
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Momento maravilhoso...
Quatro professoras, eu diria: "Um quarteto fantástico", contaram uma história do folclore do Equador chamada MARIA ANGULA. Um conto popular que já fazia sucesso com os alunos do 4°ano, encantou também, a platéia de servidores do Colégio Pedro II, no dia da 1°RPG da unidade(07/02/2011). Aplausos!!!!!!!!!!
Quatro professoras, eu diria: "Um quarteto fantástico", contaram uma história do folclore do Equador chamada MARIA ANGULA. Um conto popular que já fazia sucesso com os alunos do 4°ano, encantou também, a platéia de servidores do Colégio Pedro II, no dia da 1°RPG da unidade(07/02/2011). Aplausos!!!!!!!!!!
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Poção para realizar todos os seus sonhos
A Turma 306 elaborou, na primeira aula de Literatura do ano de 2011, uma receita de poção mágica maravilhosa! É que a aula era sobre Bruxas e feitiços e foi muito divertida e produtiva. Também estávamos cheios de saudades e aproveitamos cada minutinho desse encontro!...
A escolha da poção, inclusive, seguiu esse desejo: aproveitar ao máximo cada momento de convívio! Os alunos da 306 esperam que 2011 seja um ótimo ano para todos, alunos e professores do Pedrinho.
Veja e experimente a receita dessa poção. Com certeza, ela dará maior energia a todos. Se quiser saber mais detalhes sobre essa aula, vá à página do 3º ano.
POÇÃO PARA REALIZAR TODOS OS SEUS SONHOS
Ingredientes:
· 1 pedaço médio de arco-íris
· 1 dente recém-nascido de humano
· 1 dezena de pérolas brilhantes
· 1 língua grande de bode
· 1 carcaça de cobra não-venenosa
· 3 quilos de chocolate branco
· 50 potinhos de glitter dourado
Modo de fazer:
Pegue um grande caldeirão, coloque o glitter dourado e misture com o chocolate branco derretido. Acrescente as pérolas. Corte a carcaça de cobra em pedaços médios e misture bem. Coloque o dente humano. Deixe ferver por 10 minutos. Pique a língua em 50 pedacinhos, amasse com o arco-íris e jogue tudo na fervura. Solte um pum e sirva.
domingo, 23 de janeiro de 2011
PARA REFLETIR ...
Da mata:
nada se tira, a não ser fotografias,
nada se deixa, a não ser pegadas,
nada se mata, a não ser o tempo,
nada se leva, a não ser saudades.
PARQUE ECOLÓGICO SPITZKOPF
BLUMENAU
SANTA CATARINA
21 de janeiro de 2011
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