FLISC 2016

FLISC 2016

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!

SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG!
Se está à procura de informações sobre uma turma ou série, observe que há uma página específica para cada ano. Lá você encontra as fotos, os relatos das aulas e os trabalhos realizados pelos alunos nas aulas de Literatura. Há também a opção para assistir vídeos e slides.
Comente os trabalhos e as aulas, tire dúvidas, dê sugestões, faça reclamações, fale sobre os livros que leu ou gostaria de ler... AO FAZER QUALQUER COMENTÁRIO, COLOQUE SEMPRE SEU NOME E TURMA, para podermos identificá-l0. Para postar o seu recado, você terá que escolher um perfil: se já digitou seu nome na mensagem, pode escolher anônimo, pois é mais fácil para enviar. Não esqueça de se tornar um seguidor do blog. Procure ao lado, a seção "Eu também faço parte da canastra" e entre para nossa turma. A cada semana, colocaremos novidades. Fique sempre de olho! Venha sempre nos visitar!

Equipe de Literatura:
Alessandra Faria, Daniele Matheus, Lene, Márcia Freitas e Vanessa Portella.



quarta-feira, 14 de março de 2012

DEVO OBRIGAR MEU FILHO A LER?

     Esta foi a pergunta de uma mãe de aluno do 3º ano do Ensino Fundamental durante a reunião de pais no último 10 de março.
     Na hora lembrei de um texto que havia lido dias antes e que passo a transcrever aqui.

            "(...) Ninguém devia ser obrigado a namorar quem não quer. Ou ler o que não tem vontade. E todo mundo devia ter a oportunidade de experimentar um bocado nessa área, até descobrir qual é a sua.
     Durante 18 anos, eu tive uma livraria infantil. De vez em quando, chegavam uns pais ou avós com a mesma queixa: 'O Joãozinho não gosta de ler, o que é que eu faço?' Como eu acho que o ser humano é curioso por natureza e qualquer pessoa alfabetizada fica doida pra saber o segredo que tem dentro de um livro (desde que ninguém esteja tentando lhe impingir essa leitura feito remédio amargo pela goela abaixo), não acredito mesmo nessa história de criança não gostar de ler. Então, o que eu dizia naqueles casos não variava muito.
         A primeira coisa era algo como 'para de encher o saco do Joãozinho com essa história de que ele tem que ler.' Geralmente, em termos mais delicados: 'por que você não experimenta aliviar a pressão em cima dele, e passar uns seis meses sem dar conselhos de leitura?"
        O passo seguinte era uma sugestão: 'Experimente deixar um livro como este ao alcance do Joãozinho, num lugar onde ele possa ler escondido, sem parecer que está fazendo a sua vontade. No banheiro, por exemplo.' E o que eu chamava de um livro como este, já na minha mão estendida em oferta, podia ser um exemplar de O Menino maluquinho, do Ziraldo, ou do Marcelo, Marmelo, Martelo, da Ruth Rocha, ou de O Gênio do crime, do João Carlos Marinho. Havia vários outros títulos que também serviam. Mas o fato é que, em 18 anos de experiência, NUNCA, nem uma única vez, apareceu depois um pai reclamando que aquela sugestão não tinha dado certo. pelo contrário, incontáveis vezes o encontro seguinte já incluía um Joãozinho entusiasmado, comentando o livro lido e disposto a fazer novas descobertas. (...)"
     
        Este trecho faz parte do texto de apresentação que Ana Maria Machado escreveu para o livro Comédias para se Ler na Escola, de Luis Fernando Veríssimo, aliás um ótimo livro também para os leitores adolescentes e adultos.
            O trecho que coloquei aqui é uma provocação à  reflexão de pais e professores...
             Fico por aqui!

Luis Fernando Veríssimo e Ana Maria Machado
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário