Essas orientações são encontradas em um livro oferecido pelo MEC e são muito importantes para o trabalho pedagógico sobre a história e a cultura afro-brasileira previstos na lei nº 10639/2003. Mais importante que a existência desta lei é a apreciação deste livro como documento que pretende atuar na construção de uma pedagogia antirracista. Para isso, seu conteúdo apresenta princípios significativos e fundamentais que possam orientar os(as) profissionais da educação quanto ao trato positivo do tema.
Ele apresenta muitas sugestões para compartilhamento de alguns elementos constitutivos da cosmovisão africana, muitas vezes desconhecida na educação, apresenta algumas sugestões que abordam princípios como a ancestralidade, circularidade, solidariedade, oralidade, integração, coletividade, etc...
Pode-se dizer que, a intenção deste livro é sensibilizar os profissionais para a efetivação de uma cultura escolar cotidiana de reconhecimento dos valores civilizatórios africanos como possibilidade pedagógica na construção dos conhecimentos. Uma proposta muito interessante que deseja diminuir a distância entre o discurso bem intencionado e a prática, o que efetivamente se deve e se pode fazer.
Orientações e ações para a educação de relações étnico-raciais
Orientações e ações para a educação de relações étnico-raciais
Nenhum comentário:
Postar um comentário