FLISC 2016

FLISC 2016

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!

SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG!
Se está à procura de informações sobre uma turma ou série, observe que há uma página específica para cada ano. Lá você encontra as fotos, os relatos das aulas e os trabalhos realizados pelos alunos nas aulas de Literatura. Há também a opção para assistir vídeos e slides.
Comente os trabalhos e as aulas, tire dúvidas, dê sugestões, faça reclamações, fale sobre os livros que leu ou gostaria de ler... AO FAZER QUALQUER COMENTÁRIO, COLOQUE SEMPRE SEU NOME E TURMA, para podermos identificá-l0. Para postar o seu recado, você terá que escolher um perfil: se já digitou seu nome na mensagem, pode escolher anônimo, pois é mais fácil para enviar. Não esqueça de se tornar um seguidor do blog. Procure ao lado, a seção "Eu também faço parte da canastra" e entre para nossa turma. A cada semana, colocaremos novidades. Fique sempre de olho! Venha sempre nos visitar!

Equipe de Literatura:
Alessandra Faria, Daniele Matheus, Lene, Márcia Freitas e Vanessa Portella.



terça-feira, 12 de outubro de 2010

Histórias de bobos e espertalhões.



Selecionamos algumas histórias do folclore brasileiro com personagens ingênuos e outras com os espertalhões. As turmas de 3o ano vão apreciar diferentes aspectos desta tradição. Alguns livros de Ricardo Azevedo apresentam estes personagens em diferentes histórias: são os tolos, desprezados pela família e pelas pessoas com que convivem, em cômicas desventuras ou espertos malasartes que driblam a miséria usando sua inteligência.
Nas histórias dos tolos, o personagem é sempre o mesmo: incapaz de perceber o que o contexto social espera dele, age sem avaliar as causas e consequências de seus atos. É nesta incapacidade que reside a graça deste tipo. Apesar de ser ingênuo, está a salvo de ameaças e acaba por ser recompensado no final. Há sempre um golpe de sorte ou um elemento mágico que o leva a um lugar privilegiado ao fim de suas aventuras.
A outra face destas narrativas em que o personagem se encontra solitário diante de mundo que lhe é adverso são as histórias de Pedro Malasartes ou João Grilo. Marcados pela mobilidade, estes personagens circulam de um lugar para outro convivendo com patrões, poderosos ou outros tipos em posições sociais melhores do que a sua. Para sobreviver sem se fixar em um trabalho, sua única arma é a esperteza.
Ao contrário do tolo que retorna ao seu grupo vitorioso em suas aventuras, o esperto não tem para onde retornar. Seu destino é sempre sair em busca de uma nova cidade em que sua esperteza o fará enganar outros desconhecidos e por consequência fugir.
Para este trabalho, vamos utilizar diferentes linguagens. Além das histórias de Ricardo Azevedo, utilizaremos um filme de Mazaropi em que ele representa Pedro Malasartes e com o 4o ano apresentaremos o texto dramático "Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário