FLISC 2016

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QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!

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Se está à procura de informações sobre uma turma ou série, observe que há uma página específica para cada ano. Lá você encontra as fotos, os relatos das aulas e os trabalhos realizados pelos alunos nas aulas de Literatura. Há também a opção para assistir vídeos e slides.
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Equipe de Literatura:
Alessandra Faria, Daniele Matheus, Lene, Márcia Freitas e Vanessa Portella.



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Trabalhos do 1º ano em 2010


A partir de hoje os trabalhos realizados pelas turmas em 2010 irão para o arquivo e você poderá vê-los ao acessar, na seção Arquivos, o item  "Trabalhos do 1º ano em 2010".

AINDA   SOBRE  2010....

A CUCA VEM PEGAR
(A Cuca Vem Pegar, Regina Chamlian - ed. Ática)
        UM PERSONAGEM DO NOSSO FOLCLORE REVISITADO NUM CONTO AUTORAL MUITO DIVERTIDO.
        NO INÍCIO, OS ALUNOS FICAM MEIO ASSUSTADOS E DEPOIS, MUITO CURIOSOS PARA OUVIR O FINAL DA CUCA.
        NA CONSTRUÇÃO COM SUCATAS ,CADA GRUPO DA TURMA É RESPONSÁVEL POR UMA PARTE DO BONECO.
        - OLHA SÓ, QUE CUCAS GIGANTESCAS!!!!!

  






Os alunos ouviram A FESTA NO CÉU....
Antes de reconstruir o casco da tartaruga, a festa da 101 foi dançar um forró bem animado!!!!



  

              

Olha só, as tartarugas !!!
Cascos remendados com muitas formas e cores...

Nesta versão, a tartaruga se aproveita da carona do urubu para ir à festa no céu. Ela não esperava ser descoberta, mas na volta, o urubu  a fez despencar e se espatifar no chão.



O primeiro ano chega ao Sítio do Picapau Amarelo!











Nossa última unidade com o primeiro ano é a obra de Monteiro Lobato. Conversamos com as crianças sobre Monteiro Lobato e sua importância para a nossa literatura. Afinal, sem ele não teríamos a Emília espevitada e as tantas aventuras que encantam os leitores brasileiros de várias idades. Para nossa alegria, os alunos já sabem muitas coisas sobre os personagens e escutam com prazer o primeiro capítulo de Reinações de Narizinho. Apresentamos os personagens principais com as descrições feitas pelo narrador. Mostramos também as diferentes ilustrações que a obra de Lobato já teve. Depois disso, as crianças criam seus próprios desenhos dos personagens que mais gostam. Esses são alguns desenhos da turma 104.



RICARDO AZEVEDO EM O CASAMENTO DA ONÇA COM A FILHA DA CUTIA




A MULHER ENJOADA

Na semana passada, o primeiro ano ouviu um conto popular registrado por Monteiro Lobato: A mulher enjoada. Depois da história, as crianças criaram as mulheres enjoadas e seus maridos com massinha. Ficaram ótimas. Vejam só!


E o primeiro ano está aí?

ZIRALDO

Ziraldo Alves (Caratinga, 24 de outubro de 1932) é um cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, escritor, cronista, desenhista e jornalista brasileiro. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e, atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.
O 1°ano está conhecendo um pouquinho da obra literária desse magnífico autor. A coleção Corpim foi o nosso ponto de partida. As crianças brincaram com suas mãos; ouvindo Os dez amigos, conversaram um pouco sobre Pelé e o futebol; ouvindo Pelegrino e Petrônio e foram apresentados a garota de Ipanema; ouvindo Rolim. Os alunos do 1° ano fizeram suas bandeiras do Brasil em grupos e usando bolinhas de papel crepom. Também, brincaram de jogo da memória. As peças desse jogo imitavam os livros do Ziraldo.

Mais fotos das aulas do 1º ano...

  

O BICHINHO DA MAÇÃ
ZIRALDO
Este livro mostra um bichinho irreverente que não permite a destruição de sua casa - a maçã. Um bichinho feliz, com muitos amigos e que gosta de contar anedotas. Ele consegue impedir que um homem coma sua maçã dando um grito. Este indivíduo não percebeu a placa afixada na macieira. Daí, a necessidade de bilhetes avisando para não comer as maçãs. Assim, após a história, cada aluno do 1° ano escreveu um bilhete como se fosse o próprio bichinho e colocou-o na macieira.
 

MAIS MAÇÃS E MUITOS RECADINHOS...

  

CHEGOU O MALUQUINHO!...

  
OUTROS MALUQUINHOS

  




CONHECENDO  O MALUQUINHO
LENE
Eu não imaginava que o filme do MENINO MALUQUINHO fosse fazer tanto sucesso com os alunos do 1°ano.   Mas, foi o que aconteceu, quando eles assistiram o Maluquinho e sua turma brincando de pique, andando de carrinho de rolimã, viajando pra fazenda do vovô, pegando manga, jogando futebol e chorando com a perda de seu ídolo. As crianças se emocionaram e queriam ver novamente, todo aquele sonho...

Peteca rima com...?
Teresa Ventura

As aulas do 1º ano não apresentam muitas novidades para os professores, mas, para as crianças, são oportunidades de viver novas experiências e são sempre divertidas e movimentadas. Nelas aproveitamos para desenhar, recortar, colar, modelar, dançar, desfilar, jogar, encenar, cantar e brincar... com as palavras.
Apresentando o gênero poético como algo lúdico, no qual o poeta – o eu lírico – brinca com o sentido, a forma e a sonoridade das palavras, um poema torna-se um grande brinquedo. Identificar as rimas – sonora e graficamente, inventar outras rimas possíveis, imaginar ou se colocar na situação proposta pelo texto é sempre um atraente desafio para as crianças, além de ser um momento para ampliar a capacidade de análise fonológica, tão necessária nessa etapa escolar.
Poemas como “Quem mora?”, de Maria Mazzetti, musicado pelo grupo Olá, ou “Peteca”, extraído de “Saco de Brinquedos”, um livro delicioso de Carlos Urbim – para ficar só nestes dois exemplos - são oportunidades excelentes de aprendizagem, ampliação de vocabulário e de leitura espontânea.
O poema deve ficar sempre visível, bem grande para que a turma possa acompanhar o percurso de leitura da professora: de cima para baixo, da esquerda para a direita. Os alunos devem ter uma cópia, pois podemos aproveitar esse momento para visualizar letras e palavras, fazer leituras incidentais, comparar, analisar e identificar as palavras que terminam iguais – ou rimam. Conforme o interesse e capacidade da turma, podemos chamar a atenção para a formatação do poema: o título em cima, o nome do autor – que pode ficar abaixo do título ou ao final do texto - em quantas partes se divide, qual delas é a maior e inúmeras outras questões que vão desvendando o código da leitura e da escrita para os nossos pequenos e animados leitores.
Depois de todas essas “brincadeiras” com a turma, dá vontade de desenhar, de criar personagens para morar na casa torta, de cantar mais, de jogar peteca feita com sucata e até vontade de... ouvir outros poemas. Que bom!
As fotos a seguir mostram alguns desses momentos das turmas do 1º ano do Ensino Fundamental da U. E. São Cristóvão I.. Se a professora não tivesse ficado atrás da câmera, ela também apareceria aí se divertindo...

  


LIVROS NOS QUAIS CABEM TUDO!...

Esta aula do 1º ano também foi muito produtiva! Cada turma montou seu próprio livro...

  

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

OS TRENZINHOS DA VELHOTA CAMBALHOTA FICARAM DEMAIS!



Quem embarcou no trem da Velhota Cambalhota (livro de Sylvia Orthof) não perdeu seu tempo. Fez uma ótima viagem e produziu lindos murais nas salas de Literatura Vejam!


Trem da Turma 306
 A locomotiva

 Vagão 1

 Vagão 2

Vagão 3
Vagão 4


Trem das Turmas 301, 303 e 307
Quantos passageiros!     
Muita emoção!

Muita diversão!






segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Piquenique Literário na Ciranda Cultural



Foi um momento coletivo muito agradável o Piquenique Literário que realizamos durante a Ciranda Cultural da UESC I, em julho de 2011. A ideia foi apresentada pela turma 206 e a "curtição" foi total ! Primeiro a história Chuva de manga, que nos transportou para o Chade, país da África Central. Depois, à sombra da mangueira, pudemos compartilhar um delicioso lanche com muitas frutas, conversas, solidariedade e risos!

MUITO BOM!



 



 

domingo, 31 de julho de 2011

A busca por significados - a origem dos mitos - 5º ano

      Em uma aula introdutória, os alunos do 5º ano assistiram a um slide com imagens de variados fenômenos da natureza. A pergunta que guiava esse momento era: Como a humanidade construiu explicações e significados para o que acontecia ao seu redor? Arco-íris, dias e noites, sol e lua, vulcões, ventos e furacões, marés e ondas, estações do ano, animais uito diferentes, germinação das plantas e tantos outros? A conversa prosseguia até chegar à ideia de mitos e lendas. A partir daí, ficará mais fácil estudar as mitologias de diferentes culturas.
      Nos minutos finais da aula, foi lançado um desafio à turma 508: fazer com giz-de-cera um rápido desenho que reproduzisse alguns dos exemplos elencados na aula. O resultado foi muito interessante e possibilitou a elaboração de um novo slide, agora só com desenhos dos alunos! 




                Eu gostei muito! E vocês?

sábado, 30 de julho de 2011

VELHA, CHAPÉUS E OVELHAS NA CIRANDA CULTURAL


A Ciranda Cultural é um evento que já está virando uma tradição em nossa escola. São várias atividades e apresentações que vão acontecendo durante uma semana. 
Ou seja, todo dia tem uma novidade!
As turmas 202 e 208 não perderam tempo: participaram da sessão de histórias de Sylvia Orthof e puderam rir com as histórias Uma velha e três chapéus e Maria-vai-com-as-outras, contadas pela professora Teresa. A participação e interesse foi nota 1000 e todos estavam felizes ao fim da atividade.


 O momento inicial: alguns aproveitaram para matar as saudades!

 Os curiosos alunos fazem comentários e perguntas  sobre os trabalhos expostos nos murais. Alguns também eram sobre livros de Sylvia Orthof.


 Um aluno da 208 emprestou para a professora-contadora de histórias um cocar que havia sido utilizado em outra apresentação da Ciranda. Um charme a mais! 

 O livro Uma velha e três chapéus, em uma edição mais antiga


 As peripécias da ovelhinha Maria-vai-com-as-outras provocaram surpresas e gargalhadas...




           Valeu, turma! Qualquer dia a gente repete a experiência! Beijos!

terça-feira, 12 de julho de 2011