FLISC 2016

FLISC 2016

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!

SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG!
Se está à procura de informações sobre uma turma ou série, observe que há uma página específica para cada ano. Lá você encontra as fotos, os relatos das aulas e os trabalhos realizados pelos alunos nas aulas de Literatura. Há também a opção para assistir vídeos e slides.
Comente os trabalhos e as aulas, tire dúvidas, dê sugestões, faça reclamações, fale sobre os livros que leu ou gostaria de ler... AO FAZER QUALQUER COMENTÁRIO, COLOQUE SEMPRE SEU NOME E TURMA, para podermos identificá-l0. Para postar o seu recado, você terá que escolher um perfil: se já digitou seu nome na mensagem, pode escolher anônimo, pois é mais fácil para enviar. Não esqueça de se tornar um seguidor do blog. Procure ao lado, a seção "Eu também faço parte da canastra" e entre para nossa turma. A cada semana, colocaremos novidades. Fique sempre de olho! Venha sempre nos visitar!

Equipe de Literatura:
Alessandra Faria, Daniele Matheus, Lene, Márcia Freitas e Vanessa Portella.



FLiSC


Vou deixar as fotos aqui, só por um dia!


ENQUETE SOBRE A FLiSC

Durante as duas últimas semanas, promovemos uma enquete para saber as opiniões das pessoas sobre a Festa Literária. 27 pessoas votaram e o resultado nos deixou bastante animadas. A maioria das pessoas considerou a festa ótima e está esperando a próxima. O destaque foi para as oficinas, apontadas como momentos de diversão e aprendizagem. Também computamos alguns votos (dois) que revelam alguma insatisfação com a organização da festa. Isso é ótimo porque nos esforçaremos bastante para superar as falhas da primeira FLiSC.
Obrigada a todos que votaram! Até a próxima!

MAIS FOTOS DA FLiSC

Acabou que as fotos ficaram de vez!
Não somente as que já estão vão continuar aqui, como vou acrescentar mais algumas fotos tiradas pela professora Moema...




REGISTROS SOBRE A FLISC


Gente, sempre pensei em fazer isso que vou fazer, mas o tempo foi passando e comecei a pensar se era pertinente... Além do mais, não pedi autorização dos envolvidos para fazer isso, etc e tal. Mas, depois de ir à FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty, que ocorreu na semana passada)eu tive certeza que era necessário fazer essas postagens! Nossa FLiSC não pode passar assim sem destaque, nem neste blog. A FLIP é maravilhosa, mas a nossa FLiSC, para o tamanho de nossa unidade, também foi e será mais ainda nas próximas edições...
Quanto à falta de autorização dos que serão citados, não vou nem me importar. Estou querendo mesmo que ocorra um fato, uma polêmica, uma coisa assim que chame a atenção para o blog e ele seja mais acessado. Então, que chovam postagens reclamando da minha atitude! Mas tenho certeza que depoimentos tão lindos sobre a nossa festa, trocados por e-mail, não poderiam ficar enclausurados numa gaveta virtual da rede. Liberdade para todos já!

"Queridas,
Quero parabenizar a todos pela linda festa que realizamos hoje. Estávamos todos emocionados e felizes. Foi bom ralar e ver de pé uma coisa com a cara que a gente tanto sonhou. Nossa diversidade expressa ali, as boas idéias de cada um construindo um belíssimo mosaico que foi a festa. Não consegui acompanhar nem 15% do que aconteceu lá, mas acho que é isso mesmo. Um pai de uma ex-aluna minha me disse que era assim mesmo o Pedro II: uma imensidão, uma variedade e que não poderíamos mesmo controlar ou vivenciar tudo o que se passava em cada canto da escola. Estava tudo lindo demais. O envolvimento das crianças, dos professores, dos técnicos, tudo planejado em detalhes como os da lojinha da FLISC que deu um tom sofisticado à festa. Os cortes de voil cumprindo um novo papel de embalar nossos sonhos de criança, de beleza, de fantasia, de reis e princesas...Agradeço por ainda estar entre vocês e não ter me aposentado! Valeu experimentar isso ao lado de vocês!!!
Beijos em todos. (...) Vou postar as fotos que tirei no blog da Sala de Leitura."
MARTA, em e-mail de 19 de junho de 2010, às 16h 39min


"Marta e todas,
Fiquei tb muito emocionada do princípio (da apresentação da proposta) ao fim da festa... Pra mim representava muito o sucesso deste evento... pra todas nós!
Pras mais velhas na escola acho que a retomada de um caminho em que o pedagógico de qualidade (que sabemos fazer ) está em primeiro lugar...
Pras mais novas enfim a oportunidade de viver esta escola conosco, de um novo jeito, melhor, enriquecido pelas contribuições de todos...
Senti de novo aquele orgulho de fazer parte deste grupo, desta escola...
Parabéns pra todas e todos nós!
Bjs!"
Neila, em e-mail de 19 de junho de 2010, às 22:22h


"Bom, Neila, eu não entendi essa história de "mais velhas", mas certamente eu concordo com você. Também fiquei emocionada.
O que estamos vivendo é a verdadeira construção coletiva de um projeto político-pedagógico. E a alegria, compartilhada, por cada objetivo atingido.
Foi lindo! Tem sido lindo!
Estou muito feliz de participar deste momento da Unidade São Cristóvão I.
Beijos a todas e todos!"
Conceição, em e-mail de 20 de junho de 2010, às 0h 12min


"Olá, Marta, Neila, Coneição e tod@s!
TAMBÉM ESTOU MUITO, MUITO FELIZ!!! Não vi quase nada também: perdi a fala de abertura da Adriane, na qual ela homenageou o Saramago (quero ler o texto, Dri!), perdi a apresentação do Leandro Ariel, sequer vi direito o que acontecia nas tendas árabe e africana, que estavam pertinho do stand em que fiquei - o da Editora do CPII. Mas vi o movimento na árvore de livros, nas oficiinas de literatura, no próprio stand em que fiquei, vi e vivenciei a emoção na apresentação de abertura. Vibrei com a revista da 206 e amei o livro da 304! (Vou querer autógrafos nos meus exemplares!) Eu própria estava orgulhosa com o jornalzinho da 306 e com os alunos que não abandonaram o stand e ficaram ajudando, distribuindo doces, barquinhos, jornais e sorrisos durante toda a manhã. Queria ter tirado mais fotos, mas eram tantas coisas! Precisamos criar um mecanismo de juntar as fotos de todo mundo e fazer uma edição única para guardarmos de recordação. Parece bobeira, mas essas coisas fazem bem ao nosso espírito, ego, alma, coração ou o nome que queiramos dar. Eu mesma, trouxe para o stand alimento para o espírito: coloquei, numa estante no cantinho, exemplares de revistas e livros de turmas passadas - antigos êxitos - como para dizer pra mim e pra todos: eu posso, a gente pode!!!!
Estou feliz por ser professora, estou feliz por ser professora de Literatura em 2010, estou feliz por fazer parte de uma equipe de docentes e técnicos tão talentosos como a nossa, estou feliz pelo nosso blog de literatura, estou feliz por ter alunos tão maravilhosos como os nossos!
Ah! não esqueçam de acessar o blog e postar comentários.
Vejo vocês lá! Beijos literários, beijosFLISC(qui)ANOS!
Teresa Ventura

P.S: Não consegui comprar uma bolsa! Quero uma bolsa da FLiSC!!!!!!!!!!!!"
Em e-mail de 20 de Junho de 2010 (domingo), às 8h 06min


"oi, teresa, neila, denise, regininha, adriane, angela, lurdinha, e todas as meninas (grandes) de sci,

adorei a festa. tinha de tudo! não só livros mas viagens pela cultura de diferentes países ... estava demais! impressinante como jogar uns panos africanos em cima e improvisar um turbante tendo como inspiração os próprios africanos (em foto) te fazem viajar e te aproximam daquela cultura. tentei ficar parecida (a versão feminina) de um rei gordão que tinha numa foto. claro que não me atrevi a me vestir de odalisca! tinha também outra coisa que adorei: o pé de livros (uma árvore com uns livros pendurados nela). estive também no papo com os autores (dos 8 aos 40). enfim, foi tudo de bom.

as crianças (e justiça seja feita) do pedrinho e do pedrão fazem trabalhos incríveis. meu sonho sempre foi o de encher (literalmente) as paredes da escola com seus trabalhos, em poster ou qq outra coisa que os preserve. mas ainda não compraram a idéia. de qq jeito, não resisto e vou pedindo tudo o que vejo. tinha uns panneaux contando a história africana de uma galinha d´angola que estavam sensacionais. claro que pedi um pra mim (pra adcpii) e a neila NEGOU!, a insensível. já disse que, a partir de agora, cópia na adcpii pra ela nem da sua carteira de identidade!. a duras penas consegui que ela PROMETESSE nos dar um banner com o lindíssino logo da FLISC. mas a teresa, a maravilhosa e sensível teresa, disse que a turma dela da 5a série vai fazer um panneau especialmente pra nós. a duras penas, consegui que a dona neila PROMETESSE nos dar um banner com o lindíssimo logo da flisc. e, pra mim, promessa é dívida.

só peço desculpas por não ter podido estar na abertura: depois de velha tenho hora pra sair (remédios) e pra chegar em casa (término do plantão da enfermeira da minha mãe). Mas gentilmente, dona neila me levou pra tomar café no gabinete da diretora. (...)

enfim, paro por aqui porque a lista de atividades e de coisas maravilhosas é infindável!

até a fliscII. contem sempre com nossa colaboração."

bjus, Heloisa, professora aposentada e diretora da ADCPII, em grupo de discussão, no dia 20/06/2010, às 08:53


"Queridos,
Não tinha me manifestado antes pq Teresa deu conta, com a competência que todos conhecemos, de anunciar/divulgar/ convidar/ seduzir todo mundo para prestigiar nossa Festa Literária.
Ontem, entretanto, diante da emoção do vivido, escrevi algumas linhas que, acreditem, consegui perder antes de mandar... acabei desistindo.. .
Hoje, diante das divertidas provocações de Louisa, repito um pouco do que tinha tentado mandar ontem:
Compartilhar com nossos alunos e companheiros de trabalho as emoções de ontem: crianças distribuindo autógrafos por seus livros e revistas; presenciando colegas deficientes visuais lendo histórias em braille; correndo atrás da Chapeuzinho Vermelho, do Lobo Mau e do Caçador( professores de Música que iam cantando e pedindo para as crianças completarem as músicas); sentadas no pé de livro, lendo com familiares; cantando e dançando juntos após ouvirem histórias; tirando fotos com nossas lindas bruxas(Teresa es tava demais!), Emílias ,professora Maluquinha; ouvindo repentistas; se vestindo de africanos; inventando histórias a partir de objetos encontrados; cantando no teatro (Mário Lago), foi DEMAIS!
...Aquela verdadeira divisão de bens que a escola pode fazer... a dos bens culturais, que não precisa esperar eles crescerem pra acontecer, como a dos econômicos...
Falei isso tudo tomada pela emoção (ainda!), mas o que queria mesmo dizer aqui é que a escola em que acreditamos está de fato acontecendo. .. agora não apenas em nossas salas, mas em espaços maiores...
(...)
Quem não pôde estar presente desta vez, esteve nos ideais e estará em tantos outros eventos , diários ou esporádicos, que viveremos em nossa escola daqui pra frente...
Até a próxima!!!!
Louisa, pode cobrar o banner, que se não me deixarem dar eu faço um especial pra ADCPII... Só não posso fazer o panô pq não tenho alunos este ano!
Bjs festivos!!!
Neila, em grupo de discussão, no domingo, 20 de Junho de 2010 11:26
Ah! Temos muitas fotos!!!!

Obrigada, Marta!
Também não vi quase nada, fiquei presa a oficina, mas adorei tudo que vi, e principalmente o movimento, que lindo!
Pais, filhos, avós, tios, primos... em um evento com cunho cultural e inovador em nosso colégio.
Ouvi muitos comentários ótimos a respeito. Como já disse no email da uesci: Um SUCESSSSSOOOOOOOOO!!!
Beijos a todoos que participaram deste sonho!"
Ivone, por e-mail, no domingo, 20 de Junho de 2010, às 12:32



"Teresa, foi emocionante ler este convite, senti um baita orgulho! Viva os leitores e escritores de SCI!!!!!!!!! !!!"
Cristina Galvão, por e-mail em 16 de Junho de 2010, 21:10


"Cristina,
Se você tivesse vindo à festa, teria se sentido ainda mais orgulhosa. Muitas de nós nos emocionamos na abertura e no decorrer da festa. O coral de alunos, os livros e revistas lançados, as oficinas, os desenhos de novas Emílias para o blog de Literatura.. . Tudo maravilhoso. Vivemos um conto de fadas hoje de manhã. Queria que sempre fosse assim...
Beijos literários a todos e todas!
Ah! Antes que eu esqueça: Se não fosse pelo sucesso da FLiSC, estaria me sentindo um tanto desamparada com a partida do Saramago. Nossa diretora - a Adriane - também prestou nossas homenagens a ele na abertura da Festa...
(...)
HELÔ E REGINA, valeu pela presença e pela força de vocês. Vou me esforçar para providenciar um lindo panô para a ADCPII !!!!!!
Mais beijos literários!.. ..."
Teresa Ventura, em e-mail de19 de junho de 2010, às 20:12




"Olá Teresa, Neila, Denise, Regininha, Sonia, Adriane, Priscila e tod@s aqueles/as que organizaram e construiram a FLISC,

P-A-R-A-B-É-N- S!!!!!!!! !!

Estava sensacional. A abertura foi simplesmente LINDA e EMOCIONANTE. . Impossível não querer dançar e cantar junto com as crianças. A vibração positiva que veio das apresentações dos "miúdos" estava contagiante. e o rap, gente? Que delícia.
Depois, as outras e muuitas atividades. Adorei a dança circular russa (não sei se é esse o nome), com história e tudo...
E o pátio, com aquelas tendas , uma verdadeira viagem cultural , ou melhor, multicultural ou pluricultural, enfim, tudo de bom.
Na tenda africana, foi ótima a conversa com o rapaz da Guiné Bissau. Foi importante ouvi-lo dizer que a questão do racismo e preconceito é algo que está fora da cultura africana. Este é um conceito fabricado por nós, brancos, descendentes , em grande parte de brancos europeus , colonizadores que ao longo dos séculos fizeram o discurso da superioridade , da diferença, etc. Ele falou das cores da África, da alegria , de tristeza, de lutas, de sangue, gente, foi muito bom. E o melhor é que as crianças também adoraram e participaram bastante..
Acho que ele deve voltar para um debate... É só pegar o contato dele com as meninas da UESCI...
Neila, Teresa, Denise, enfim, as fotógrafas da FLISC, selecionem as fotos , com um pequeno texto introdutório, e enviem para a ADCPII (até 4ª, de preferência), para podermos incluir uma matéria sobre a FLISC I no nosso BE e na página da ADCPII, é claro. Uma vez que sexta feira não haverá expediente, tentaremos enviar as matérias na quinta-feira para o Sergio, ok? Esse evento tem que ser muuuuuuuuiiiiito badalado, muito divulgado.

Essas atividades muito bem sucedidas precisam permanecer na memória das pessoas por longo tempo. O mural da ADCPII, está tb à disposição.
Me despeço aqui, mais uma vez parabenizando à bela equipe da UESCI pela linda e emocionante FLISC. Como disse o poeta: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena” e o das meninas da FLISC, certamente não é...
Bjs felizes,

Regina, professora da UESC III e diretora da ADCP II, por e-mail de 20 de Junho de 2010, às 14:47
OBS: Fiquei sem acesso à Internet ontem, por isso meu comentário só seguiu agora. Tentei antes mas não consegui. bjs"


"Tereza e Demais – Perdi, perdi e PERDI!!!

Assisti aos slides e fico imaginando como deve ter sido ao vivo( a evolução, a integração dos atos...)

Me fez voltar ao tempo ( bota tempo nisso), e na minha época, não tive a oportunidade de ver o que propuseram – PARABÉNS FICA PEQUENO PARA QUALIFICAR A FLISC.

O passado se aproximando com o presente com temas do Rap do Livro, a Emilia do nosso grande Monteiro Lobato, também foi genial, ainda mais em momentos da Emília espevitada, aglutinando ( reunir era uma coisa do Monteiro Lobato, não? todos ao seu redor.... ( mexeu comigo, aliás quem foi a Emília ? )

Observei, também a presença de muitos meninos (coisa rara hoje em dia, nos convívios coletivos e que se reflete até na fase adulta ).

Enfim, PERDI – Fazer o quê ?

Obrigado pelos slides que acabaram me transportando numa viagem ao meu tempo.

É por aí, este é um dos caminhos!

VALEU!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!! !!!!!!!!

Segue abraços do Luiz Carlos", ex-aluno e pai de ex-aluno, em grupo de discussão, na segunda-feira, 21 de Junho de 2010, às 5:30h



"Puxa, Luís! Obrigada pelas palavras super carinhosas. Posso transcrever sua mensagem para o nosso blog? Você fez observações super interesantes, que eu não tinha me dado conta...

As Emílias que aparecem são as professoras Danielle Matheus, junto com seus alunos da 304 e depois, a Júlia, de vestido vermelho e amarelo, professora de Literatura

Obrigada mais uma vez! Abraços!"
Teresa Ventura, em grupo de discussão, enviada em segunda-feira, 21 de junho de 2010, às 10:42h



"Claro que pode, Tereza – Ficaria mto orgulhoso.

Lembro que sou ex aluno /Pai de ex-aluno / Tio de aluno, ok?

P/pensar: A FLISC, aconteceu no momento da morte de José Saramago, será que caberia ainda uma homenagem que contemplasse o evento ? Sei lá, uma tarja preta nos slides da FLISC ?
Abçs do LC ( Luiz Carlos", ex-aluno, pai de ex-aluno, tio de aluno)em grupo de discussão, terça-feira, 22 de Junho de 2010 às 17:15h

CONCURSO DE DESENHOS DA EMÍLIA

No sábado, dia 19/06, durante a FLiSC, várias crianças aceitaram o desafio de criar uma nova Emília para o nosso blog. 29 crianças participaram e rapidamente criaram Emílias nos mais diferentes estilos... Por enquanto, vamos listar nome e turma de todos os que participaram e vamos esperar a Emília chegar a uma decisão...

1º ano: 
Ana Clara (102)
Vinicius (106)
Manuella (108)
Mylena (106)
Julia (108)
Davi (103)
André (103)
Maurício (103)
Luis Henrique (106)
Bianca (106)
Beatriz (101)
Bárbara Mylena (104)

2º ano:
Beatriz (202)
Millena (202)
Rebeca (202)
Raphael (204)
João (205)
Rafael (205)

3º ano:
Jéssica (302)
Nayara (304)
Gabriel Valle (306)
Pedro H. (307) 

4º ano:
Miguel (402)Maria Fernanda (406)
Fernanda (407)
Larissa (407)

5º ano:

Miguel (504)

6º ano: 
Gabriela (603)

Visitantes:
Thabata - 5 anos





16 comentários:

  1. adorei a flisc por que ela é legal .

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela sua presença no lançamento do blog, Gabi.
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Até que foi legal, mais esperava mais, apesar de falarem tanto nela antes de acontacer.Mas mesmo assim foi muito boa a FLISC.

    DAVI LEVI MELO MESQUITA

    ResponderExcluir
  4. Oi, Davi! Essa foi só a primeira!Quem sabe você curte mais a do ano que vem? Aposto que vai ser muito mais legal. Beijos e obrigada pela participação

    ResponderExcluir
  5. Eu achoo que a flisc foi muiitoo legal pelas fotos que eu vi luiza t:406

    ResponderExcluir
  6. A flisc foi um susseso adorei a bruxinha e a emilia
    JAQUELINE T:506

    ResponderExcluir
  7. Jaqueline, obrigada pelo incentivo! Quem sabe num dia desses você reencontra a Bruxa ou a Emília nos corredores ou salas de aula do Pedrinho! Fique atenta! Desconfio que elas gostem mais de aparecer nas aulas dos primeiros anos...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. gostei muito da FLiSC teve muitas balas muitas gostosuras adorei!!!

    ResponderExcluir
  9. adorei muito a flisc!!!♥

    ResponderExcluir
  10. Queridos,
    Vocês estão esquecendo de colocar o nome e a turma e, dessa forma, fico sem saber quem escreveu e não posso responder...
    COLOQUEM O NOME, POR FAVOR!

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei a roupa da tia Teresa

    ResponderExcluir
  12. as fotos ficaram legais grazy turma 306

    ResponderExcluir
  13. kkkkkk, adorei espero que elas aparecem ainda nas t 506 ,406,306,206 assusta Guilia adoro ela + precisa se assutar com a bruxa
    Jaqueline 506

    ResponderExcluir
  14. Jaqueline,
    É bom ver os seus comentários! Em relação à Bruxa, acho difícil ela aparecer nas aulas do 5º ano porque não tem muito a ver com a temática. Acho mais fácil aparecer uma deusa egípcia ou grega, pois são os temas que começaremos a estudar... Está preparada?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. claro e obvio preparada para enfrentar
    tem certeza disso que vc vai chegar de deusa grega??????????????
    obs o 5ano vai sofrer bjs
    Jaqueline Ventura

    ResponderExcluir