FLISC 2016

FLISC 2016

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!

SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG!
Se está à procura de informações sobre uma turma ou série, observe que há uma página específica para cada ano. Lá você encontra as fotos, os relatos das aulas e os trabalhos realizados pelos alunos nas aulas de Literatura. Há também a opção para assistir vídeos e slides.
Comente os trabalhos e as aulas, tire dúvidas, dê sugestões, faça reclamações, fale sobre os livros que leu ou gostaria de ler... AO FAZER QUALQUER COMENTÁRIO, COLOQUE SEMPRE SEU NOME E TURMA, para podermos identificá-l0. Para postar o seu recado, você terá que escolher um perfil: se já digitou seu nome na mensagem, pode escolher anônimo, pois é mais fácil para enviar. Não esqueça de se tornar um seguidor do blog. Procure ao lado, a seção "Eu também faço parte da canastra" e entre para nossa turma. A cada semana, colocaremos novidades. Fique sempre de olho! Venha sempre nos visitar!

Equipe de Literatura:
Alessandra Faria, Daniele Matheus, Lene, Márcia Freitas e Vanessa Portella.



5º ano

Resultado de imagem

A partir de um texto adaptado deste livro, os alunos do 5ºano jogaram e se divertiram, e conheceram   mais os deuses iorubás por meio das palavras do texto...





Turma 507

LENE



MITO DE CRIAÇÃO IORUBÁ 






APRESENTAÇÃO DA PEÇA "O MÉDICO"

TURMAS: 502, 504, 506




































MITO KARAJÁ








Todos os povos possuem um mito da criação do mundo. E não poderia ser diferente com os habitantes originais do Brasil - os povos indígenas. 
Abaixo, uma história bastante divulgada é o mito que conta a criação do mundo e a criação dos homens, pelos índios Karajá.



As ilustrações abaixo são de alunos do 5ºano que conheceram um pouco da tribo Karajá e ouviram o mito de criação desta tribo. Os alunos usaram papel camurça e giz pastel.

Kananciué sempre existiu.
No princípio de tudo a terra era seca!


Ele derramou cabaças com  água sobre as montanhas.

Depois, criou os cabelos da Terra pintando a vegetação, as flores e as florestas.
Ele encheu de frutos as árvores e criou os animais, dotando-os de alma que se comunicavam entre elas e o criador.


Os peixes Aruanãs moradores do rio Araguaia pediram a Kananciué que os transformassem em outra espécie. 

Kananciué resolveu, então, transformá-los nos seres humanos - Inã Son Wéra


Segundo os Karajás, assim começou o mundo!

Lene




A turma 507 curtiu muito este livro!

OS ALUNOS ESCUTARAM ESTA HISTÓRIA EM DUAS PARTES.  DEPOIS DA PRIMEIRA PARTE PROPUSERAM, ATRAVÉS DE DRAMATIZAÇÃO EM GRUPO, QUAL SERIA A OUTRA MODIFICAÇÃO QUE OCORRERIA NA VIDA DE MANHÃ, A PERSONAGEM PRINCIPAL DESTA EMOCIONANTE HISTÓRIA! ELES TENTARAM ANTECIPAR O FINAL...
UM DEBATE MUITO IMPORTANTE ACONTECEU APÓS O ÚLTIMO CAPÍTULO...

Nome mais importante da chamada literatura marginal do Brasil, o escritor paulista Ferréz faz sua estréia no gênero infanto-juvenil com o livro Amanhecer Esmeralda. Numa edição acompanhada de ilustrações belíssimas, o autor conta como o cotidiano de "Manhã", uma criança negra e moradora de uma comunidade pobre, vai sendo modificado através de gestos de amor que melhoram a auto-estima da menina. Segundo Ferréz, a personagem foi inspirada numa criança que assistia suas palestras e o impressionava pela altivez comparada a das grandes nobres africanas.

LENE


CENAS DA APRESENTAÇÃO DA PEÇA O MÉDICO:

TURMA 505:
PEDRO BATE EM MARIA



 MARIA CONVERSA COM O MENSAGEIRO



A FILHA DO REI ESTÁ COM UMA ESPINHA ATRAVESSADA NA GARGANTA



 O MENSAGEIRO BATE EM PEDRO






O REI CONVERSA COM PEDRO




 PEDRO E MARIA


MARIA CONVERSA COM O MENSAGEIRO


O MENSAGEIRO LEVA PEDRO AO CASTELO DO REI



O REI, PEDRO E O MENSAGEIRO



A FILHA DO REI RI



O REI CONVERSA COM O MENSAGEIRO



PEDRO BATE EM MARIA



 O REI



A FILHA DO REI COM UMA ESPINHA ATRAVESSADA NA GARGANTA
 TURMA 507:


 PEDRO BATE EM MARIA


 PEDRO E O MENSAGEIRO


 O REI E A FILHA DO REI



 PEDRO E O MENSAGEIRO






 PEDRO E MARIA



 MARIA CONVERSA COM O MENSAGEIRO


 PEDRO E O MENSAGEIRO



 PEDRO, O MENSAGEIRO E O REI



PEDRO E MARIA

 

 

 

Um dos desafios postos para o 5º ano a partir do trabalho com o poema Lira do amor romântico ou A eterna repetição, de Carlos Drummond de Andrade, foi o de representar graficamente cada uma das estrofes do texto. Foi um belo trabalho em equipe. Veja:









EXPERIMENTOS DE ESCRITA POÉTICA










LENE

COMPARTILHANDO POESIAS

RODA DE POESIA TURMA 501


LENE

O ADOLESCENTE

A vida é tão bela que chega a dar medo,
Não o medo que paralisa e gela,
estátua súbita, mas
esse medo fascinante e fremente de curiosidade que faz
o jovem felino seguir para a frente farejando o vento
ao sair, a primeira vez, da gruta.
Medo que ofusca: luz!
Cumplicemente,
as folhas contam-te um segredo
velho como o mundo:
Adolescente, olha! A vida é nova...
A vida é nova e anda nua
- vestida apenas com o teu desejo!
_____Mario Quintana - Apontamentos de História Sobrenatural.

RODA DE POESIA TURMA 503


Trem de Ferro Café com pão Café com...

Trem de Ferro

Café com pão
Café com pão
Café com pão
Virge maria que foi isso maquinista?
Agora sim
Café com pão
Agora sim
Voa, fumaça
Corre, cerca
Ai seu foguista
Bota fogo
Na fornalha
Que eu presciso
Muita força
Muita força
Muita força
Oô...
Menina bonita
Do vestido verde
Me dá tua boca
Pra matá minha sede
Oô...
Vou mimbora
Vou mimbora
Não gosto daqui
Nasci no sertão
Sou de Ouricuri
Oô...
Vou depressa
Vou correndo
Vou na toda
Que só levo
Pouca gente
Pouca gente
Pouca gente...
Manuel Bandeira BANDEIRA, M. Estrela da Manhã, 1936.

Lira do amor romântico Ou a eterna...


Lira do amor romântico
Ou a eterna repetição

Atirei um limão n’água
e fiquei vendo na margem.
Os peixinhos responderam:
Quem tem amor tem coragem.

Atirei um limão n’água
e caiu enviesado.
Ouvi um peixe dizer:
Melhor é o beijo roubado.

Atirei um limão n’água,
como faço todo ano.
Senti que os peixes diziam:
Todo amor vive de engano.

Atirei um limão n’água,
como um vidro de perfume.
Em coro os peixes disseram:
Joga fora teu ciúme.

Atirei um limão n’água
mas perdi a direção.
Os peixes, rindo, notaram:
Quanto dói uma paixão!

Atirei um limão n’água,
ele afundou um barquinho.
Não se espantaram os peixes:
faltava-me o teu carinho.

Atirei um limão n’água,
o rio logo amargou.
Os peixinhos repetiram:
É dor de quem muito amou.

Atirei um limão n’água,
o rio ficou vermelho
e cada peixinho viu
meu coração num espelho.

Atirei um limão n’água
mas depois me arrependi.
Cada peixinho assustado
me lembra o que já sofri.

Atirei um limão n’água,
antes não tivesse feito.
Os peixinhos me acusaram
de amar com falta de jeito.

Atirei um limão n’água,
fez-se logo um burburinho.
Nenhum peixe me avisou
da pedra no meu caminho.

Atirei um limão n’água,
de tão baixo ele boiou.
Comenta o peixe mais velho:
Infeliz quem não amou.

Atirei um limão n’água,
antes atirasse a vida.
Iria viver com os peixes
a minh’alma dolorida.

Atirei um limão n’água,
pedindo à água que o arraste.
Até os peixes choraram
porque tu me abandonaste.

Atirei um limão n’água.
Foi tamanho o rebuliço
que os peixinhos protestaram:
Se é amor, deixa disso.

Atirei um limão n’água,
não fez o menor ruído.
Se os peixes nada disseram,
tu me terás esquecido?

Atirei um limão n’água,
caiu certeiro: zás-trás.
Bem me avisou um peixinho:
Fui passado pra trás.

Atirei um limão n’água,
de clara ficou escura.
Até os peixes já sabem:
você não ama: tortura.

Atirei um limão n’água
e caí n’água também,
pois os peixes me avisaram,
que lá estava meu bem.

Atirei um limão n’água,
foi levado na corrente.
Senti que os peixes diziam:
Hás de amar eternamente.
Carlos Drummond de Andrade ANDRADE, C. D. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.

LENE





2015
MITOLOGIA IORUBÁ
Algumas histórias foram contadas...


Dramatizar, conversar, desenhar e modelar esculturas em massinha foram algumas das atividades realizadas...

Vocês reconhecem esses personagens?














LENE



MITOLOGIA GREGA


Deuses Gregos
 Trabalho de grupo









LENE

IMAGENS DA PEÇA "O MÉDICO"
(Farsa de Luce Hinter, tirada de uma comédia de Moliére, traduzida da "Collection Feu et Flamme" Éditions Fleurires, Paris)

ENCENADA PELOS ALUNOS DO 5º ANO:

PERSONAGENS:
PEDRO;
MARIA;
MENSAGEIRO;
REI;
FILHA DO REI


Turmas 501 e 503:
A professora Alessandra dividiu as turmas em pequenos grupos, para que mais alunos pudessem ter a oportunidade de interpretar os personagens. 

PERSONAGENS PEDRO E MARIA






O MENSAGEIRO E PEDRO




PEDRO, O MENSAGEIRO E O REI



 A FILHA DO REI




 O REI ENTREGA A RECOMPENSA AO MENSAGEIRO




APLAUSOS PARA NOSSOS ATORES!!!



PEDRO E MARIA



OS PERSONAGENS PEDRO E O MENSAGEIRO



 O REI, PEDRO E O MENSAGEIRO




A FILHA DO REI




O MENSAGEIRO ENTREGA A RECOMPENSA A PEDRO



 O REI, PEDRO E O MENSAGEIRO



PEDRO E O MENSAGEIRO



 A FILHA DO REI




 O REI, PEDRO E O MENSAGEIRO



PEDRO E MARIA


PEDRO E MARIA







MARIA E O MENSAGEIRO



 O MENSAGEIRO BATE EM PEDRO




O REI, O MENSAGEIRO E PEDRO



A FILHA DO REI






PEDRO E MARIA



APLAUSOS PARA NOSSOS ATORES!



PEDRO BATE EM MARIA



MARIA E O MENSAGEIRO



 O REI E O MENSAGEIRO




 O REI, O MENSAGEIRO E PEDRO



 A FILHA DO REI



O MENSAGEIRO, O REI E PEDRO



 PEDRO E MARIA



  APLAUSOS PARA NOSSOS ATORES!!!




 PEDRO E MARIA



 O MENSAGEIRO E MARIA



 PEDRO E O MENSAGEIRO




 O MENSAGEIRO, PEDRO E O REI




O MENSAGEIRO ENTREGA A RECOMPENSA A PEDRO






  APLAUSOS PARA NOSSOS ATORES!!!







MAIS UM ANO SE FOI... ADEUS 2014...     
Semana da Criança na sala de leitura  
Turma 501/2014
Filme Fúria de Titãs de 1981
Turma 505 na sala de Literarura

MITOLOGIA AFRICANA
Histórias de orixás
Muitos livros...
 
Muitas imagens... 
SUGESTÃO DE LIVROS
  




O JULGAMENTO DE PROMETEU.


APÓS A VITÓRIA DOS DEUSES SOBRE OS TITÃS,
PROMETEU DESCE À TERRA E CRIA A HUMANIDADE.
ASSIM, OS DEUSES EXIGEM HONRAS EM TROCA DE PROTEÇÃO.
COMO UM BOM DEFENSOR DOS HUMANOS, PROMETEU
FOI ACUSADO DE TRAIÇÃO AO TENTAR ENGANAR ZEUS.
POR ISSO, ZEUS O CASTIGA E RECUSA O FOGO, ÚLTIMO DOM NECESSÁRIO AOS HUMANOS.
PROMETEU NÃO SE CONFORMA E PEGA A SEMENTE DO FOGO JUNTO AO SOL E RETORNA À TERRA.
PROMETEU ROUBOU O FOGO DOS DEUSES?
ELE É CULPADO OU INOCENTE? 
PROMETEU NO BANCO DOS RÉUS




A JUÍZA


   




O JUÍZ



A PROMOTORIA EM AÇÃO


A DEFESA


INTERROGANDO A TESTEMUNHA










E O JÚRI VOTOU!

O VEREDICTO:















 Histórias da Grécia Antiga 

Preparando para contar...


Contando...

As histórias de Adonis, Aracne, Pandora, Ícaro, Pan e o Rei de Midas fizeram sucesso!
         
LENE
O RETORNO DOS DEUSES GREGOS    

       Todo ano, os alunos do 5º ano mostram grande interesse nas aulas de mitologia. São histórias fantásticas protagonizadas por Zeus, Poseidon, Hades, Hefestos, Afrodite, Ares, Atena, Hera, Deméter e muitos outros.
O momento de ouvir a história inicia a aula e depois eles pesquisam imagens e textos para a confecção em grupo de um cartaz sobre o deus escolhido.
O resultado foi espetacular! Parabéns, 5º ano!


























 LENE


PILAR E SUAS AVENTURAS MITOLÓGICAS EM:


                        "DIÁRIO DE PILAR NA AMAZÔNIA"



                          "O DIÁRIO DE PILAR NO EGITO"



                          "O DIÁRIO DE PILAR NA GRÉCIA"




                          "A FOLIA DE PILAR NA BAHIA"


                           "O DIÁRIO DE PILAR EM MACHU PICCHU"


FLÁVIA LINS E SILVA CRIA UMA PERSONAGEM QUE ADORA VIAJAR, TANTO QUANTO SUA AUTORA. UMA PERSONAGEM QUE TEM FOME GEOGRÁFICA. ESSA É PILAR: UMA MENINA QUE DEVE TER MAIS OU MENOS A SUA IDADE, COM PROBLEMAS E DESEJOS PARECIDOS COM OS SEUS E QUE INVENTA AS MAIS DIVERTIDAS MANEIRAS DE VIAJAR POR DIFERENTES LUGARES E CONHECER SUA CULTURA! ONDE É QUE OS MITOS ENTRAM NESSA HISTÓRIA???? LEIA OS LIVROS OU AGUARDE AS NOVAS POSTAGENS!!!!!!!






CENAS DA PEÇA "O MÉDICO":


(Farsa de Luce Hinter, tirada de uma comédia de Moliére, traduzida da "Collection Feu et Flamme" Éditions Fleurires, Paris)

Turmas 503 e 507































 








E A PRINCESA RI, RI, RI...



 



E PEDRO GANHA UMA RECOMPENSA DO REI: 








 


 





PEDRO E MARIA VOLTAM FELIZES PARA CASA: 





 











ENCERRAMOS O ANO DE 2013...
NO 5ºANO, COM OS MITOS AFRICANOS.
Eles ouviram as histórias dos livros e desenharam o DEUS escolhido por eles, esses personagens, para o povo Iorubá, são chamados os ORIXÁS.









 ALGUNS LIVROS USADOS...







" Esse ano não vai ser igual aquele que passou..".
formamos um grupo de teatro com alunos da turma 501 que se apresentou no dia das crianças... 

 

FAZENDO A CAIXA DE PANDORA:


















GALERIA

DEUSES GREGOS:








 







































EM TEMPO...
OS MITOS DE CRIAÇÃO DO MUNDO
São muitas histórias, de um passado muito longe, da tradição oral e com narrativa característica, cheia de detalhes que não são necessariamente, lógicos...
UM MITO INDÍGENA SOBRE O QUAL CONVERSAMOS E DESENHAMOS: MITO KARAJÁ.  









AS HISTÓRIAS GREGAS FAZEM REFLETIR...

Prometeu foi sempre um defensor dos humanos e portanto, tentava advogar a favor deles.  Nem que para isso precisasse se indispor com Zeus.  Após o sacrifício de um touro, ele tentou enganar o deus supremo e foi acusado de traição. Por isso, montamos com os alunos  um tribunal com, advogados de defesa, promotores, testemunhas, corpo de jurados...   A atividade mobilizou os alunos.
     LENE



 A Mitologia Grega tem encantado o 5° ano!

O JULGAMENTO DE PROMETEU:








OS JURADOS:



 INTERROGANDO O RÉU:



TESTEMUNHA:



A VEZ DA DEFESA:



ACUSAÇÃO:



ZEUS E PANDORA TAMBÉM ESTAVAM LÁ:









DESEJOS E/OU POESIAS









E BRINCARAM COM AS PALAVRAS...

 







MARIO QUINTANA


ILUSTRANDO POESIAS 




2012

 
 



Os deuses do Olimpo criados pelo 5o. ano








OLHA SÓ! QUE DEUSES!





ELES PESQUISARAM, PRODUZIRAM E APRESENTARAM OS CARTAZES.




Mitologia grega





Começamos as aulas de mitologia grega. A turma 502 espera atenta o início da exposição de várias imagens da Grécia: pinturas e estátuas dos deuses, templos e cidades gregas sobre as quais vamos conversar ao longo das  próximas aulas. A primeira imagem mostra um texto em grego. Os alunos descobriram que o alfabeto grego é diferente do nosso. Mas há muito mais a descobrir!
  



 Marina Colasanti 








As turmas do 5o ano trabalharam com alguns textos de Marina Colasanti. Um deles foi " Em noite de lua cheia".  Conversamos com as turmas sobre o sentido da palavra poética no texto. Depois, cada grupo recebeu um trecho e precisou criar uma ilustração que fosse coerente com texto e também criativa. Aí estão as fotos da turma 508 terminando o trabalho!





  




OUTROS MÉDICOS...












A TURMA 503 GOSTOU MUITO DESSE TEXTO...



A turma 504 se divertiu encenando " O médico", uma farsa adaptada escrita por Moliere.
Vejam as fotos dos alunos acompanhando com o texto a apresentação de seus colegas.






TURMAS DO 5º ANO NA AVENTURA DO TEATRO
             
          O 5º ano começou pensando em teatro. Dramatizamos histórias ouvidas, conversamos bastante  sobre o assunto, tentando perceber suas características, e lemos algumas partes do livro A aventura do teatro, de Maria Clara Machado. Assim foi fácil realizar algumas propostas que esse mesmo livro traz.
         Nas fotos abaixo, da turma 506, vemos a improvisação realizada pelos diferentes grupos. Dada a descrição de uma situação do cotidiano ( um menino está estudando e é interrompido por um cachorro, que insiste e faz com que se levante e vá até a janela, quando percebe então que estava correndo um grande perigo e o cachorro queria lhe avisar), cada grupo imaginou o perigo, o desfecho da situação, bem como a reação e a movimentação dos personagens no espaço disponível. Foi um "exercício' de imaginação bem divertido e interessante.














                Todos se saíram muito bem, mas merecem um elogio especial aqueles que assumiram o papel de cachorro! Deram um show!
                      Até a próxima!



POSTAGENS DE 2011


DUAS HISTÓRIAS DA MITOLOGIA GREGA

  

APÓS OUVIR AS NARRATIVAS, RECEBERAM OS TEXTOS EM PARTES, ORDENARAM AS PARTES E ILUSTRARAM...

 PROMETEU TENTA ENGANAR ZEUS
PROMETEU É CASTIGADO POR ZEUS
HEFESTO CRIA PANDORA 
A CAIXA DE PANDORA É ABERTA 
O IRMÃO DE PROMETEU E PANDORA

LENE



MARINA COLASANTI
"Dona de um texto forte, cifrado de símbolos cuidadosamente traduzidos em poesia, Colasanti insere seu leitor no universo maravilhoso de histórias memoráveis".

(JULIANA LOYOLA)



AS TURMAS USANDO CARTOLINA PRETA, GIZ PASTEL,LÁPIS DE COR E OUTROS MATERIAIS BRANCOS PARA ILUSTRAR AS CENAS MAIS POÉTICAS DA HISTÓRIA:
EM NOITES DE LUA CHEIA

NOME DO LIVRO:
ENTRE A ESPADA E A ROSA
MARINA COLASANTI EDITORA MELHORAMENTOS

NESTE LIVRO REPLETO DE HISTÓRIAS ENCANTADORAS TEMOS UMA CHAMADA “EM NOITES DE LUA CHEIA”.
NESTA HISTÓRIA MARINA COLASANTI CONTA SOBRE UM PAI E QUATRO FILHAS QUE DIVIDEM UM QUEIJO, OU SERÁ A LUA? E AS QUATRO MENINAS, CADA UMA COM SEU PEDAÇO, REPRESENTAM AS QUATRO FASES DA LUA NO CÉU...


http://www.beatrix.pro.br/


Vídeo sobre os Deuses da Grécia Antiga 


O texto do vídeo não é dos melhores, mas lendo com calma, você vai encontrar as características de cada Deus do Olimpo.








MAIS FOTOS DO TEATRO


A 505 FEZ A 105 RIR...


No dia 25 de maio, o quinto ano subiu no palco e arrasou ao apresentar os textos teatrais criados por eles! Estas são as fotos do teatro da turma 502.


E aí vão também as fotos da turma 504!


Estas são as fotos da turma 506 na apresentação da peça feita por todos os alunos da turma. Os alunos estavam muito bem no palco. Parabéns, 5o ano!






Mitos - A procura de significados para fenômenos da Natureza e tudo o mais que existe


     Estes desenhos são da Turma 504, feitos após iniciarem os trabalhos sobre Mitologia.










FAZENDO TEATRO
Este é o título do encarte que vem junto com o livro TEATRO escrito por Raquel Coelho da Editora Formato. Segundo ela, uma peça é feita de vários ingredientes e o ator conta com dois recursos muito importantes: o corpo e a voz.
Pensando nisso, nós usamos com o 5°ano jogos, brincadeiras e exercícios corporais que proporcionaram momentos de muita descontração e alegria para todos.
Após esses momentos, a cada aula avançamos mais nos ensinamentos que nos deixou Maria Clara Machado em seu livro, Aventura no Teatro da Editora Melhoramentos, infelizmente um livro que não foi mais editado e poucos exemplares ainda circulam por aí.
Lene

ESQUETES MARIA CLARA MACHADO


VALEU, TURMA 503!!!
UMA COMÉDIA DE MOLIÉRE  
O MÉDICO

(Farsa de Luce Hinter, tirada de uma comédia de Moliére, traduzida da "Collection Feu et Flamme" Éditions Fleurires, Paris)




PARABÉNS, TURMA 505!!!


  MUITO BOM, TURMA 501!!!!

                  




25 comentários:

  1. Gostei munto da flisc. espero que seja muito melhor nos prosimos anos. julia turma 505.

    ResponderExcluir
  2. estou achando este negocio de estudar os mitos da criaçao muito interesante.juliana 501

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você está gostando, Juliana!
    Fique atenta, pois ainda tem muitas novidades nas próximas aulas!

    ResponderExcluir
  4. Prof teresa eu adoreiiii muitooo eu vi as fotos da flisc e de outras coisas apesar de eu não te indo mais eu acho que foi muito maneirooo de luiza da turma 406

    ResponderExcluir
  5. Tia Teresa, eu gosto de teatro faz mais te amo Jaqueline t:506 boas ferias tia Julia e TERSA

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jaqueline!
    Acabei de colocar mais fotos da 506. Acho que você vai gostar!...
    Um grande beijo e boas férias para você também!

    ResponderExcluir
  7. Teresa minhas ferias tao D+ acho q vou faltar dia 3 mais acho q vou chegar antes do Beto carreiro bjs Jaqueline Ventura T506 vamos fazer teatro???? Por Favor !!!

    ResponderExcluir
  8. oie tia quem ta falando é a vitoria da turma 506 adorei tudo !te vejo 5 feira bjs adorei......

    ResponderExcluir
  9. oi prof adorei o blog bjus Stephanie

    ResponderExcluir
  10. oi prof adorei o blog bjus 506

    ResponderExcluir
  11. oi tia tete te adoro muito bjus luiza t 506

    ResponderExcluir
  12. desculpa pelo que agente fez mil perdões de nos

    ResponderExcluir
  13. Mae estou muito chateada por hoje ser o COC poderia ser amanha porque nos teria literatura QUEM,FALA E Jaqueline Ventura p/ Teresa ventura

    ResponderExcluir
  14. JAQUELINE,
    Realmente, se o CoC do 5º ano tivesse sido na sexta, NÓS TERÍAMOS (futuro do pretérito - 1ª pessoa do plural) aula de Literatura com toda a certeza. Mas na próxima quinta-feira (02/09), teremos aula e terminaremos os panôs. Estou curiosa para ver tudo pronto!
    Outra coisa: PARA DE ME CHAMAR DE MÃE! Os outros podem pensar que é verdade...

    ResponderExcluir
  15. Eu adorei este site porque ele fale sobre a literatura é eu amo literatura adorei o blog .
    Luiza T 506

    ResponderExcluir
  16. Eu adorei este site porque ele mostra o trabalho das pessoas de literatura adorei .
    Larissa T 506

    ResponderExcluir
  17. Karoline turma 501
    Os desenhos estão muito bonitos,gostei mais da Mitologia Grega!!!

    AMEI!

    ResponderExcluir
  18. oi adorei o saite isabella 504

    ResponderExcluir
  19. Natália B turma 501

    eu amei tudo eu adoro artes tipo:quando vejo uma arte cheia de linhas que para algumas pessoas chamam de rabiscoss eu imagino uma coisa e consigo ver na arte isso precisa-se ter imaginaçao,criatividade,desempenho,e muitas outras coisas.

    ResponderExcluir
  20. Natália B turma 501

    eu amei tudo eu adoro artes tipo:quando vejo uma arte cheia de linhas que para algumas pessoas chamam de rabiscoss eu imagino uma coisa e consigo ver na arte isso precisa-se ter imaginaçao,criatividade,desempenho,e muitas outras coisas.

    ResponderExcluir
  21. Professora Teresa:
    Sou mãe. Adorei o blog. Parabéns! Com grande expectativa, aguardo a próxima FLISC. Queria ver a produção da 508! Um abraço.

    ResponderExcluir
  22. professora lene muito legal as fotos do 5°ano.bjs

    ResponderExcluir
  23. Adorei tudo tia teresa! ficou D+ e eu com aquele cabelo enorme!! bjs maria victória t 506

    ResponderExcluir