FLISC 2016

FLISC 2016

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!

SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG!
Se está à procura de informações sobre uma turma ou série, observe que há uma página específica para cada ano. Lá você encontra as fotos, os relatos das aulas e os trabalhos realizados pelos alunos nas aulas de Literatura. Há também a opção para assistir vídeos e slides.
Comente os trabalhos e as aulas, tire dúvidas, dê sugestões, faça reclamações, fale sobre os livros que leu ou gostaria de ler... AO FAZER QUALQUER COMENTÁRIO, COLOQUE SEMPRE SEU NOME E TURMA, para podermos identificá-l0. Para postar o seu recado, você terá que escolher um perfil: se já digitou seu nome na mensagem, pode escolher anônimo, pois é mais fácil para enviar. Não esqueça de se tornar um seguidor do blog. Procure ao lado, a seção "Eu também faço parte da canastra" e entre para nossa turma. A cada semana, colocaremos novidades. Fique sempre de olho! Venha sempre nos visitar!

Equipe de Literatura:
Alessandra Faria, Daniele Matheus, Lene, Márcia Freitas e Vanessa Portella.



domingo, 25 de outubro de 2015

LEITURA É DETERMINANTE!



Responsáveis, Amigos e Crianças

A formação de um indivíduo como cidadão está diretamente relacionada à leitura feita por essa pessoa. Muito importante, eu digo determinante para essa formação, é a descoberta da leitura como uma atividade divertida e gostosa, não exclusivamente útil.

Por isso, refletindo as possibilidades de leitura e os caminhos para aproximar as crianças deste processo fundamental, sugerimos abaixo algumas opções que podem ajudá-los.

Ler um texto em voz alta garante o acesso da criança ao universo da escrita. Essa leitura pode ser feita pelo adulto, pela criança ou compartilhada, ora um, ora outro...

Durante a leitura, pode ser que a criança comece a falar sobre a história, demonstrando curiosidade e interesse. Deixe-a expressar-se livremente. Esse envolvimento torna a leitura mais significativa.

Mostrar que a leitura é um elemento importante no ambiente familiar. Sempre que puderem, leiam na frente das crianças.

Sempre que houver oportunidade, insiram o conteúdo das leituras nas conversas familiares.

Mantenham, dentro das possibilidades, várias opções de livros em casa, para que seus filhos possam construir a própria biblioteca.

Possibilitar passeios as crianças em que a visita à livrarias e à bibliotecas estejam incluídas.

Finalmente, cultivem o amor pela palavra, pela beleza e pela musicalidade da linguagem. Crianças habituadas a cantigas ou poesias certamente desenvolverão o gosto pela expressão literária.
LENE